Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62340
Compartilhe esta página
Título: | Análise das Concepções de Licenciandos em Pedagogia sobre Ciências e Ensino de Ciências: um olhar para a formação de professores |
Autor(es): | SILVA, Ilka Rafaela |
Palavras-chave: | Concepções de Ciências do Pedagogo; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica |
Data do documento: | 2-Out-2023 |
Citação: | Silva, Ilka Rafaela Santos da. Análise das Concepções de Licenciandos em Pedagogia sobre Ciências e Ensino de Ciências: um olhar para a formação de professores .2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco sobre Ciências e seu ensino. Destacando a formação do pedagogo e sua atuação nas séries iniciais, como fator determinante para a construção de uma visão crítica e reflexiva acerca da ciência e reconhecimento de sua importância para alfabetização científica. A partir do olhar para as concepções sobre Ciências e seu ensino buscaremos refletir sobre como estas concepções influenciam às práticas pedagógicas, de forma que seu exercício em sala de aula não se reduza apenas ao ensino de conceitos memorizáveis, mas que assuma o propósito de refletir sobre o fazer Ciências e envolva a compreensão de que a ciência é um processo dinâmico e contínuo de investigação e construção de conhecimento, e seu ensino deve estar baseado em estratégias que permitam aos alunos participarem ativamente desse processo. Para isso, aplicamos um questionário com cinco questões abertas para vinte e oito licenciandos em Pedagogia de uma turma da disciplina de Fundamentos das Ciências do semestre letivo 2023.1, no turno da manhã. De uma maneira geral, os resultados mostraram concepções de ciências ainda marcadas por visões ingênuas e distorcidas, porém, os licenciandos se mostraram conscientes quanto a importância dos estudos sobre ensino de Ciências na formação inicial de professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62340 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(Ilka -TCC).pdf | 464,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons