Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62340

Comparte esta pagina

Título : Análise das Concepções de Licenciandos em Pedagogia sobre Ciências e Ensino de Ciências: um olhar para a formação de professores
Autor : SILVA, Ilka Rafaela
Palabras clave : Concepções de Ciências do Pedagogo; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica
Fecha de publicación : 2-oct-2023
Citación : Silva, Ilka Rafaela Santos da. Análise das Concepções de Licenciandos em Pedagogia sobre Ciências e Ensino de Ciências: um olhar para a formação de professores .2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco sobre Ciências e seu ensino. Destacando a formação do pedagogo e sua atuação nas séries iniciais, como fator determinante para a construção de uma visão crítica e reflexiva acerca da ciência e reconhecimento de sua importância para alfabetização científica. A partir do olhar para as concepções sobre Ciências e seu ensino buscaremos refletir sobre como estas concepções influenciam às práticas pedagógicas, de forma que seu exercício em sala de aula não se reduza apenas ao ensino de conceitos memorizáveis, mas que assuma o propósito de refletir sobre o fazer Ciências e envolva a compreensão de que a ciência é um processo dinâmico e contínuo de investigação e construção de conhecimento, e seu ensino deve estar baseado em estratégias que permitam aos alunos participarem ativamente desse processo. Para isso, aplicamos um questionário com cinco questões abertas para vinte e oito licenciandos em Pedagogia de uma turma da disciplina de Fundamentos das Ciências do semestre letivo 2023.1, no turno da manhã. De uma maneira geral, os resultados mostraram concepções de ciências ainda marcadas por visões ingênuas e distorcidas, porém, os licenciandos se mostraram conscientes quanto a importância dos estudos sobre ensino de Ciências na formação inicial de professores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62340
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
(Ilka -TCC).pdf464,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons