Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62341

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jamile Xavier de-
dc.date.accessioned2025-04-15T22:41:05Z-
dc.date.available2025-04-15T22:41:05Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jamile Xavier de. Sentidos de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas de Sobral-CE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62341-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou compreender os sentidos de currículos construídos por professores que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Sobral/Ceará, frente às prescrições dos documentos curriculares do sistema de ensino deste município. Utilizou entrevista semiestruturada, questionário e documentos oficiais da rede municipal de educação para a composição do corpus de dados que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Como referenciais teóricos se amparou em autores que discutem acerca das temáticas: Currículo e Prática Docente. Dentre os resultados, verificou-se que os professores entendem que a organização curricular da Educação de Sobral se estrutura a partir dos documentos curriculares. Há, assim, um sentido de currículo como documento prescrito que baliza a política educacional municipal. Contudo, mesmo havendo uma intencionalidade desse currículo prescrito em padronizar as práticas docentes, os professores têm suas formas próprias de construir suas aulas buscando presar pelas diferenças dos estudantes. Eles se preocupam com a vida dos estudantes, com suas realidades fora da escola, fato que demonstra haver um deslocamento de um ensinar somente para dar conta dos conteúdos, para um ensinar para a vida. Esse deslocamento é o que leva a compreender que os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sujeitos da pesquisa, produzem sentidos de currículo como narrativa de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectProfessores das escolas públicas de Sobralpt_BR
dc.titleSentidos de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas de Sobral-CEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9056214868014006pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to understand the meanings of curricula constructed by teachers who teach in the Early Years of Elementary Education in municipal public schools in Sobral/Ceará, in light of the prescriptions of the curricular documents of the education system of this municipality. It used semi-structured interviews, questionnaires and official documents of the municipal education network to compose the corpus of data that were analyzed through Content Analysis. As theoretical references, it was supported by authors who discuss the themes: Curriculum and Teaching Practice. Among the results, it was found that teachers understand that the curricular organization of Education in Sobral is structured based on curricular documents. There is, therefore, a sense of curriculum as a prescribed document that guides municipal educational policy. However, even though there is an intentionality of this prescribed curriculum to standardize teaching practices, teachers have their own ways of constructing their classes seeking to value the differences of the students. They care about the lives of students, with their realities outside of school, a fact that demonstrates that there is a position of teaching only to cover the content, of teaching for life. This positioning is what leads us to understand that teachers in the Early Years of Elementary School, subjects of the research, produce meanings of curriculum as a learning narrativept_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jamile Xavier de Oliveira.pdf993,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons