Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62341

Share on

Title: Sentidos de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas de Sobral-CE
Authors: OLIVEIRA, Jamile Xavier de
Keywords: Currículos; Prática docente; Professores das escolas públicas de Sobral
Issue Date: 5-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA, Jamile Xavier de. Sentidos de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas de Sobral-CE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A pesquisa objetivou compreender os sentidos de currículos construídos por professores que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Sobral/Ceará, frente às prescrições dos documentos curriculares do sistema de ensino deste município. Utilizou entrevista semiestruturada, questionário e documentos oficiais da rede municipal de educação para a composição do corpus de dados que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Como referenciais teóricos se amparou em autores que discutem acerca das temáticas: Currículo e Prática Docente. Dentre os resultados, verificou-se que os professores entendem que a organização curricular da Educação de Sobral se estrutura a partir dos documentos curriculares. Há, assim, um sentido de currículo como documento prescrito que baliza a política educacional municipal. Contudo, mesmo havendo uma intencionalidade desse currículo prescrito em padronizar as práticas docentes, os professores têm suas formas próprias de construir suas aulas buscando presar pelas diferenças dos estudantes. Eles se preocupam com a vida dos estudantes, com suas realidades fora da escola, fato que demonstra haver um deslocamento de um ensinar somente para dar conta dos conteúdos, para um ensinar para a vida. Esse deslocamento é o que leva a compreender que os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sujeitos da pesquisa, produzem sentidos de currículo como narrativa de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62341
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Jamile Xavier de Oliveira.pdf993,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons