Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62341
Share on
Title: | Sentidos de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas de Sobral-CE |
Authors: | OLIVEIRA, Jamile Xavier de |
Keywords: | Currículos; Prática docente; Professores das escolas públicas de Sobral |
Issue Date: | 5-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | OLIVEIRA, Jamile Xavier de. Sentidos de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas de Sobral-CE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A pesquisa objetivou compreender os sentidos de currículos construídos por professores que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Sobral/Ceará, frente às prescrições dos documentos curriculares do sistema de ensino deste município. Utilizou entrevista semiestruturada, questionário e documentos oficiais da rede municipal de educação para a composição do corpus de dados que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Como referenciais teóricos se amparou em autores que discutem acerca das temáticas: Currículo e Prática Docente. Dentre os resultados, verificou-se que os professores entendem que a organização curricular da Educação de Sobral se estrutura a partir dos documentos curriculares. Há, assim, um sentido de currículo como documento prescrito que baliza a política educacional municipal. Contudo, mesmo havendo uma intencionalidade desse currículo prescrito em padronizar as práticas docentes, os professores têm suas formas próprias de construir suas aulas buscando presar pelas diferenças dos estudantes. Eles se preocupam com a vida dos estudantes, com suas realidades fora da escola, fato que demonstra haver um deslocamento de um ensinar somente para dar conta dos conteúdos, para um ensinar para a vida. Esse deslocamento é o que leva a compreender que os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sujeitos da pesquisa, produzem sentidos de currículo como narrativa de aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62341 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jamile Xavier de Oliveira.pdf | 993,2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License