Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62365

Comparte esta pagina

Título : Exergames como estratégia para aprendizagem e controle motor em crianças com transtorno de desenvolvimento : uma revisão sistemática
Autor : LOPES, Matheus Vieira de Melo
Palabras clave : Aprendizagem e Controle Motor; Criança; Videogame Ativo
Fecha de publicación : 2-abr-2025
Citación : LOPES, Matheus Vieira de Melo. Exergames como estratégia para aprendizagem e controle motor em crianças com transtorno de desenvolvimento: uma revisão sistemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Introdução: Atualmente, observa-se um aumento no diagnóstico de crianças com deficiências no desenvolvimento, muitas das quais impactam a coordenação motora. Paralelamente, o uso de exergames – videogames que demandam esforço físico para serem jogados – tem se tornado cada vez mais comum. Objetivos: Investigar os efeitos do uso de Exergames no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças com transtornos do desenvolvimento. Métodos: Foi feita uma análise de estudos sobre o tema nos bancos de dados BIREME, LILACS, MEDLINE, Pubmed, Scielo.org, Web of Science e SPORTDiscus. Foi utilizados as seguintes palavras-chave e descritores: “Child”, “Children”, “Active-Video Gaming”, “Active Video Gaming”, “Virtual Reality Exercise”, “Virtual Reality Exercises”, “Exergames”, “Exergame” e “Motor Skills”. Resultados: Após uma identificação e triagem dos estudos, 15 artigos foram incluídos na revisão, onde 13 deram resultados positivos significativos sobre o uso de Exergames. Conclusão: Os exergames podem auxiliar no desenvolvimento motor de crianças com os mais diversos tipos de deficiência, além de aumentar a atividade física e melhorar a aptidão muscular, aeróbia, anaeróbia, controle postural e execução de movimentos. Todavia, a melhora significativa na coordenação motora depende exclusivamente da frequência semanal, sessões diárias, semanas jogadas e dos Exergames utilizados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62365
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2 (7).pdf
  Artículo embargado hasta 2026-04-17
824,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons