Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62370
Comparte esta pagina
Título : | O ensino de combinatória nos anos iniciais : uma análise sobre os conhecimentos docentes |
Autor : | OLIVEIRA, Yasmin Chagas de |
Palabras clave : | Combinatória; Conhecimento docentes; Ensino Fundamental Anos Iniciais |
Fecha de publicación : | 28-may-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA, Yasmin Chagas de. O ensino de combinatória nos anos iniciais: uma análise sobre os conhecimentos docentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este estudo analisou os conhecimentos docentes para o ensino de Combinatória, mais especificamente no que tange aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, desenvolvemos, a partir do estudo de Silva (2023), um curso de formação continuada, que deu base aos professores ampliarem seu conhecimento para a elaboração suas aulas sobre Combinatória. Participaram, de forma voluntária, do processo de formação seis professores do 4° e 5° anos do ensino Fundamental. A formação teve duração de três dias, na qual discutimos as situações, invariantes, representações simbólicas de Combinatória, aprimorando sua compreensão após discussões e análises dos protocolos de respostas dos estudantes, e refletiram sobre como trabalhar a Combinatória em sala de aula. Posteriormente a formação, quatro docentes realizaram uma aula sobre Combinatória, que foram observadas e analisadas e destacadas com base nos conhecimentos docentes de Ball, Thames e Phelps (2008). Além de participarem de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de conhecer as participantes e aprofundar nossas análises sobre os conhecimentos mobilizados no ensino de Combinatória. Na análise dos resultados verificamos os diferentes domínios à luz de Ball, Thames e Phelps com respaldo na teoria dos Campos conceituais de Vergnaud (1986). Percebemos que com esta pesquisa conseguimos pontuar diferentes aspectos sobre cada conhecimento docente no ensino de Combinatória nos anos iniciais. No entanto percebemos que o Conhecimento do Horizonte de Combinatória e o Conhecimento de Combinatória e Currículo, foram menos evidenciados durante o processo de ensino, sendo, portanto, discutido a partir das colocações da entrevista. Por fim, acreditamos que o estudo nos possibilitou conhecimentos sobre todos os aspectos do ensino de Combinatória nos anos iniciais, principalmente no que tange o papel do professor na busca da melhoria da aprendizagem desse conteúdo Matemático e a importância da formação continuada no enriquecimento do ensino da Matemática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62370 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Yasmin Chagas de Oliveira.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons