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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62385
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Título: | Uso do tiktok e funções executivas frias e quentes em adolescentes |
Autor(es): | COSTA, Layse Pereira da |
Palavras-chave: | Função Executiva; TikTok; Adolescente; Psicometria; Psicologia Cognitiva |
Data do documento: | 14-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | COSTA, Layse Pereira da. Uso do tiktok e funções executivas frias e quentes em adolescentes. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A adolescência constitui um período crítico para o desenvolvimento das Funções Executivas (FEs), tornando relevante o estudo de comportamentos que possam influenciar negativamente o controle cognitivo. No Brasil, o TikTok destaca-se como uma das plataformas de mídia social mais populares entre adolescentes, caracterizando-se por um sistema de personalização que promove engajamento contínuo, reforça estratégias disfuncionais de enfrentamento, prejudica a atenção sustentada e estimula respostas emocionais impulsivas. Entretanto, a literatura sobre a influência dessa plataforma no funcionamento executivo de adolescentes é escassa. Diante disso, o presente estudo buscou investigar as relações entre o comportamento de uso do TikTok e o funcionamento executivo "frio" e "quente" na adolescência. A pesquisa envolveu 182 participantes com idades entre 11 e 19 anos e foi estruturada em dois estudos. O Estudo 1 consistiu na adaptação e validação da Escala Bergen de Adicção ao TikTok (EBAT) para o contexto brasileiro. Foram realizadas análises para verificar as propriedades psicométricas e a precisão da medida, cujos resultados corroboraram as expectativas teóricas. O Estudo 2 examinou, por meio de análises correlacionais e comparativas entre grupos, a relação entre diferentes padrões de uso do TikTok e déficits nas dimensões "frias" e "quentes" das FEs. Os achados indicaram que o uso problemático do TikTok está associado a maior sensibilidade a estímulos emocionalmente significativos, dificuldades na memória de trabalho e problemas de saúde mental. Embora o estudo apresente limitações amostrais, os resultados fornecem subsídios importantes para uma compreensão mais aprofundada dos riscos potenciais do uso desregulado de plataformas digitais durante um período crítico do desenvolvimento neurocognitivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62385 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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