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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62390
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Assis Leão da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Eron José da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T14:01:19Z | - |
dc.date.available | 2025-04-17T14:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eron José da. Avaliação institucional: uma análise da atuação das Comissões Próprias de Avaliação em instituições federais de educação superior. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62390 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata-se a respeito da atuação das CPAs na coordenação da modalidade de avaliação institucional no SINAES. Objetiva compreender como atua a CPA das instituições federais no tocante aos “aspectos sociais” e de “funcionamento” na coordenação da modalidade de avaliação institucional interna no âmbito do SINAES. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Com base nos objetivos propostos caracteriza-se tanto como pesquisa descritiva quanto explicativa. Em relação aos procedimentos, desenvolveu-se em três etapas articuladas e interdependentes, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Tomou-se como amostra 04 instituições federais de educação, 1 Instituto Federal e 3 Universidades Federais em Pernambuco. Empregou-se a coleta de dados baseada na pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. E a técnica de análise de dados baseou-se na análise de conteúdo. A interpretação dos dados foi realizada a luz das discussões de Dias Sobrinho (2000), Silva (2011; 2015), Bernardes e Rothen (2016), Cardoso (2017) a respeito dos “aspectos sociais” e do “funcionamento” das CPAs. Partiu-se do pressuposto de que o desenho que a avaliação institucional assume, em seu arcabouço normativo e em seu processo de implementação, produz transformação na concepção de avaliação institucional. Neste âmbito o desenho de avaliação, possivelmente pode inibir ou ampliar as formas de participação e o envolvimento democrático dos agentes/segmentos da comunidade universitária na CPA nas/das Instituições de Educação Superior. A relevância deste trabalho consiste na interlocução com o debate sobre a avaliação da Educação Superior. Problematiza as possibilidades e limites da modalidade de avaliação institucional no tocante à atuação da CPA. A pesquisa resulta na compreensão de que algumas CPAs das instituições federais no tocante aos “aspectos sociais” e de “funcionamento” na coordenação da modalidade de avaliação institucional interna no âmbito do SINAES, ainda atuam numa perspectiva burocrática, cumprindo assim as exigencias das IFES, como também do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação Institucional | pt_BR |
dc.subject | Comissão Própria de Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Instituições Federais de Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Avaliação institucional : uma análise da atuação das Comissões Próprias de Avaliação em Instituições Federais de Educação Superior | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5759189842244354 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8710150668674818 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | It deals with the role of CPAs in coordinating the institutional assessment modality at SINAES. The objective is to understand how the CPA of federal institutions operates with regard to “social aspects” and “operation” in coordinating the internal institutional assessment modality within the scope of SINAES. The research presents a qualitative approach. Based on the proposed objectives, it is characterized as both descriptive and explanatory research. In relation to procedures, it is developed in three articulated and interdependent stages, bibliographical research, documentary research and field research. It takes as a sample 06 federal educational institutions, 2 Federal Institutes and 4 Federal Universities in the State of Pernambuco. Data collection is used based on bibliographical and documentary research and semi-structured interviews. And the data analysis technique is based on content analysis. Data interpretation will be carried out in light of the discussions by Dias Sobrinho (2000), Silva (2011; 2015), Bernardes and Rothen (2016), Cardoso (2017) regarding the “social aspects” and the “functioning” of CPAs. It is assumed that the design that institutional evaluation assumes, in its normative framework and in its implementation process, produces transformation in the conception of institutional evaluation. In this context, the evaluation design could possibly inhibit or expand the forms of participation and democratic involvement of agents/segments of the university community in the CPA in Higher Education Institutions. The relevance of this work lies in its dialogue with the debate on the evaluation of Higher Education. It problematizes the possibilities and limits of the institutional evaluation modality in relation to the CPA's performance. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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DISSERTAÇÃO Eron José da Silva.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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