Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62399

Compartilhe esta página

Título: ANÁLISE DAS POSSÍVEIS FONTES ALIMENTARES DE INVERTEBRADOS ASSOCIADOS À HALODULE WRIGHTII ATRAVÉS DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS (C e N)
Autor(es): SILVA, Geisiane Cavalcanti Marques
Palavras-chave: ervas marinhas; macrofauna; ecologia trófica; isótopos estáveis
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: SILVA, Geisiane Cavalcanti Marques da. ANÁLISE DAS POSSÍVEIS FONTES ALIMENTARES DE INVERTEBRADOS ASSOCIADOS À HALODULE WRIGHTII ATRAVÉS DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS (C e N). 2024. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas/Ciências Ambientais, Centro de Biociência, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Halodule wrightii contribui para a ciclagem de nutrientes de ambientes costeiros. Sua produção primária é consumida principalmente como matéria orgânica particulada (MOP). Elas atuam como abrigos para várias outras espécies, aumentando, dessa forma, a complexidade e biodiversidade do ecossistema. Os isótopos de 13C e 15N foram utilizados para estimar as principais fontes de alimento para macrofauna bêntica associada a bancos de Halodule wrightii na praia de Carneiros, PE. As fontes de alimento potenciais e os animais foram desidratadas, maceradas, congeladas e enviadas para análise em espectrômetro de massa de razão isotópica. As fontes de C e N melhor relacionadas com as razões isotópicas dos organismos foram de uma espécie de Macroalga e a Matéria orgânica Particulada em suspensão (com alta proporção de microalgas). Esses resultados mostram que os organismos se alimentam preferencialmente do material em suspensão, preferindo fontes com maior conteúdo proteico. A alta razão C/N em folhas de H. wrightii e em folhas senescentes de Rhizophora mangle e Laguncularia racemosa sugerem estratégias para evitar predação e a perda de nutrientes na renovação das folhas, e indicam grande contribuição para a via detrital, pelas plantas. Os poliquetas apresentaram hábitos diversificados, com espécies tipicamente detritívoras até carnívoras, incluindo espécies onívoras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62399
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final do tcc .pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons