Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62415
Comparte esta pagina
Título : | Impactos e práticas pedagógicas do uso de smartphones no ensino superior |
Autor : | SANTOS, Cassandra Maria dos |
Palabras clave : | Smartphones; Ensino superior; Metodologias ativas; Tecnologia educacional |
Fecha de publicación : | 26-mar-2025 |
Citación : | SANTOS, Cassandra Maria dos. Impactos e práticas pedagógicas do uso de smartphones no ensino superior. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Resumen : | A era digital tem transformado significativamente o ensino superior, tornando o uso de smartphones uma prática cada vez mais frequente. Este trabalho investigou os impactos e as práticas pedagógicas associadas ao uso do smartphone no ensino superior, analisando tanto seus benefícios quanto suas limitações. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, explorando abordagens que evidenciaram a importância dos smartphones como ferramentas educacionais. Os resultados indicam que, quando utilizados estrategicamente, esses dispositivos podem favorecer a aprendizagem ativa, ampliar o acesso a conteúdos digitais e facilitar a comunicação entre professores e alunos. Porém, desafios como distrações, desigualdade no acesso à tecnologia e problemas de saúde associados ao uso excessivo foram identificados. Dessa forma, se conclui que apesar das limitações, o uso pedagógico dos smartphones pode ser otimizado por meio de metodologias inovadoras e políticas institucionais que promovam sua utilização responsável e igualitária. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62415 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Cassandra Santos.pdf | 474,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons