Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62431

Comparte esta pagina

Título : Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização de Jaboatão dos Guararapes-PE com integração de base de dados em SIGWEB para planejamento urbano
Autor : SILVA, Betânia Queiroz da
Palabras clave : VANT; Aerofotogrametria; LIDAR; Unidades geológico-Geotécnicas; ODS11
Fecha de publicación : 25-nov-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Betânia Queiroz da. Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização de Jaboatão dos Guararapes-PE com integração de base de dados em SIGWEB para planejamento urbano. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A cartografia geotécnica é essencial para o planejamento territorial, abrangendo desde a ocupação do solo até a execução de projetos de engenharia. Inclui cartas de suscetibilidade a processos e de aptidão à urbanização, fundamentais para a gestão urbana e a identificação de riscos geológicos e hidrológicos. Esta tese desenvolve a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização, aprimorando sua metodologia para Jaboatão dos Guararapes, PE. O estudo integra geotecnologias avançadas ao planejamento territorial, alinhando-se ao ODS 11, que busca cidades mais seguras e sustentáveis. A pesquisa integra dados geoespaciais, incluindo medições pluviométricas em Jaboatão e municípios vizinhos para espacialização das chuvas (2016-2023), além de sensores de radar, imagens de satélite, ortofotos e levantamentos de campo. Esses dados possibilitam a definição das Unidades Geológico-Geotécnicas e o mapeamento de áreas de risco de inundação. As tecnologias LiDAR e aerofotogrametria, do projeto Pernambuco 3D (escala 1:5.000), viabilizaram uma análise detalhada da suscetibilidade a deslizamentos e do uso do solo. O cadastro territorial 3D, elaborado com o VANT DJI Mavic 2 Enterprise Dual, integrou dados planialtimétricos a um GeoPortal, consolidando informações essenciais para a gestão urbana eficiente. O uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) fortalece a prevenção e mitigação de riscos climáticos. A organização dos dados geoespaciais em SIG foi essencial para o mapeamento da aptidão à urbanização, permitindo integrar variáveis como geologia, topografia, solo, relevo e drenagem. Esse banco de dados possibilitou uma avaliação precisa das áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações, gerando recomendações estratégicas para o planejamento urbano.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62431
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Betânia Queiroz da Silva.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-04-03
24,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons