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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62498

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOUCEIRO, Virgínia Pereira Cavalcanti-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Eliane de Andrade-
dc.date.accessioned2025-04-23T15:59:13Z-
dc.date.available2025-04-23T15:59:13Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Eliane de Andrade. A representação da mulher: uma análise do texto publicitário dos artefatos da revista "O Cruzeiro". 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62498-
dc.descriptionCOUCEIRO, Virginia Pereira Cavalcanti também é conhecida em citações bibliográficas por: CAVALCANTI, Virginia Pereira.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação visa categorizar a representação da mulher no texto publicitário dos artefatos direcionados à mulher na revista “O Cruzeiro” na década de 1950, à luz do conceito de gênero, segundo Teresa de Lauretis (1994). A partir do método da análise de conteúdo, de Bardin (1977), se propõe a interpretação do material em uma análise qualitativa, a formação de categorias e reflexão acerca dos resultados obtidos. A pesquisa recorre ao conceito de gênero na perspectiva de Lauretis (1994) para a problematização referente ao “papel da mulher” no contexto da década de 50, para que se possa estabelecer reflexões sobre a relação entre a representação da mulher, o texto publicitário e artefatos “para a mulher” ou “femininos”, ou seja, alinhados ao estereótipo contido na assimetria da binaridade de gênero. As categorias indicam que o texto publicitário dos artefatos explorava a figura da mulher moderna, de classe média, heteronormativa, a ser reconhecida pelas leitoras, objetivando um processo de identificação direcionado a influenciar o consumo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectO Cruzeiropt_BR
dc.subjectArtefatospt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.titleA representação da mulher: uma análise do texto publicitário dos artefatos da revista "O Cruzeiro"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6374923078989562pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2292931009490444pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to categorize the representation of women in the advertising text of artifacts directed at women in the magazine “O Cruzeiro” in the 1950s, in light of the concept of gender according to Teresa de Lauretis (1994). Based on the method of content analysis, by Bardin (1977), it proposes the interpretation of the material in a qualitative analysis, the formation of categories, and reflection on the results obtained. The research uses the concept of gender from Lauretis’ (1994) perspective for the problematization related to the “role of women” in the context of the 1950s, so that reflections can be established on the relationship between the representation of women, the advertising text, and artifacts “for women” or “feminine”, that is, aligned with the stereotype contained in the asymmetry of gender binarity. The categories indicate that the advertising text of the artifacts explored the figure of the modern woman, middle class, heteronormative, to be recognized by the readers, aiming at a process of identification directed to influence consumption.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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