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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62510
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Título: | Uma reflexão sobre a formação em ciências de professores polivalentes : um olhar sobre a educação de Riacho das Almas - PE |
Autor(es): | LINO, Niéliton Januario |
Palavras-chave: | Ensino de ciências; Formação de professores; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Professores polivalentes; Riacho das Almas |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LINO, Niéliton Januario. Uma reflexão sobre a formação em ciências de professores polivalentes: um olhar sobre a educação de Riacho das Almas - PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral aprofundar a compreensão sobre a formação inicial em Ciências da Natureza dos professores polivalentes da rede municipal de ensino, com um enfoque específico na realidade educacional do município de Riacho das Almas, localizado no agreste do estado de Pernambuco. Além disso, busca-se refletir sobre como esses professores percebem seu processo histórico de formação e sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, pretende-se investigar as estratégias de formação inicial em Ciências da Natureza oferecidas aos professores polivalentes, compreendendo os conteúdos abordados, as metodologias utilizadas e a articulação entre teoria e prática. Também se almeja compreender como esses professores percebem seu próprio processo formativo, considerando suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais. Para isso, foram realizadas 7 entrevistas com docentes polivalentes atuantes no município, com diferentes experiências formativas e tempos de sala de aula, e a abordagem metodológica para analisar os dados foi a Análise Textual Discursiva. A pesquisa buscou analisar a maneira como esses professores polivalentes compreendem a sua formação inicial e como atuam no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração suas práticas pedagógicas, as dificuldades enfrentadas e as estratégias adotadas para o ensino das Ciências da Natureza. Foram exploradas as percepções desses profissionais sobre a importância do Ensino de Ciências nessa etapa escolar e como eles se posicionam diante dos desafios específicos desse contexto. Os resultados destacam o papel de políticas públicas que ampliam o acesso e garantam a permanência dos estudantes nos cursos de formação docente, sobretudo em regiões interiorizadas. Evidenciam, ainda, a importância de um olhar atento às condições reais em que se desenvolvem o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza, destacando o papel estratégico da formação inicial e continuada de professores polivalentes frente aos desafios do cotidiano escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62510 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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