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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62528

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Título: Processos avaliativos no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio
Autor(es): VITORINO, Wilk Felipe
Palavras-chave: Gerações da avaliação; Ensino de biologia; Ensino de química
Data do documento: 10-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VITORINO, Wilk Felipe. Processos avaliativos no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Esta pesquisa buscou responder à seguinte inquietação: Como são vivenciados os processos avaliativos no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio e quais as suas relações com as Gerações da Avaliação? Diante disso, teve o objetivo geral de “Analisar as relações existentes entre os processos avaliativos vivenciados no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio e as Gerações da Avaliação” e os seguintes objetivos específicos: (i) Mapear publicações que apresentem discussões acerca da Avaliação no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio; (ii) Identificar os principais aspectos da avaliação considerados no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio; (iii) Relacionar os aspectos considerados no processo avaliativo às características das Gerações da Avaliação; (iv) Analisar as perspectivas avaliativas identificadas de acordo com as Gerações da Avaliação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se deu a partir das três etapas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e seus dados foram analisados a partir do aporte teórico das Gerações da Avaliação (Guba; Lincoln, 1989). Ao final da pesquisa, observamos que a Avaliação no Ensino de Biologia apresenta perspectivas conservadoras da Avaliação, referentes à Primeira e Segunda Gerações da Avaliação. Mas também foram encontradas, em algumas publicações analisadas, perspectivas mais emergentes de Terceira ou até de Quarta Geração. Observamos, porém, que os principais desafios para a vivência de uma Avaliação mais inovadora são: a formação dos professores em Avaliação, pois se sentem inseguros em experimentais novas perspectivas, sem conhecimento aprofundado e as condições estruturais da escola como o grande número de estudantes em sala de aula, o tempo pedagógico restrito para o desenvolvimento de atividades diversificadas e o sistema avaliativo que impõe práticas avaliativas conservadoras com foco na quantificação e verificação da aprendizagem dos estudantes. Espera-se contribuir na discussão acerca do processo avaliativo nas disciplinas de Biologia e Química do Ensino Médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62528
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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