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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62581

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorVIANA, Maria de Jesus Araújo Ramos-
dc.date.accessioned2025-04-24T20:44:06Z-
dc.date.available2025-04-24T20:44:06Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationVIANA, Maria de Jesus Araujo Ramos. Representações ontológicas para sistemas de bibliotecas do SIGAA baseadas na interação humano-computador. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62581-
dc.description.abstractOs sistemas de bibliotecas (SIBI) são softwares desenvolvidos para integrarem as atividades administrativas, os serviços e os produtos em bibliotecas de universidades, atendendo as necessidades específicas desses setores. Em regra, as características desses sistemas como propriedade do programa e licença paga dificultam a realização de estudos sobre estes softwares por pesquisadores não integrantes das instituições que o manipulam. Esse fato proporciona a escassez de estudos sobre a usabilidade em SIBI, em especial, de SIGAA. O número de módulos disponibilizados por esse software, sendo um deles o módulo biblioteca, contribui para a falta de atenção dos desenvolvedores às interfaces direcionadas a usuários discentes acessadas através do menu Biblioteca. Em decorrência disso, os SIBI desse sistema apresentam problemas de interação com o usuário discente como ausência de requisitos e quantidade de atributos insuficientes em interfaces, contribuindo para a insatisfação desses usuários no uso do software. É diante desse contexto, que a avaliação da usabilidade nestes sistemas se torna importante. Contudo, ela possui objetivos, desafios e benefícios que estão envolvidos no processo avaliativo, impactando na satisfação de usuários discentes em relação à interação com o sistema. Assim, entre os questionamentos realizados durante essa pesquisa foi: De que maneira a usabilidade em SIBI de SIGAA pode ser melhorada? Nesse cenário, o objetivo deste trabalho é propor uma representação ontológica de diagrama de classes que apresente requisitos de melhoria na usabilidade na interação de usuário discente com o sistema de bibliotecas de SIGAA que servirão de base para a adoção por outros SIBI, podendo auxiliar no desenvolvimento de futuros softwares para biblioteca. Portanto, esta pesquisa contribuirá no desenvolvimento de uma representação ontológica para SIBI de SIGAA, proporcionando melhorias na interação de usuários discentes com este sistema, além de propiciar a compreensão desse domínio por modeladores e usuários futuros. Em função disso, fez-se uma pesquisa pós-positivista, aplicada, quali- quanti, exploratória, com o uso da técnica qualitativa por grupo focal. Inicialmente, buscou-se na literatura artigos publicados nos últimos três anos, que tratassem sobre a usabilidade em SIBI e, especialmente, de SIGAA para identificar requisitos e atributos de melhoria na interação de usuário discente com o sistema de bibliotecas. Na sequência, foram realizados seis grupos focais com cinco usuários discentes da UFPI para identificar problemas que dificultam a interação durante o uso do menu Biblioteca do SIGAA. Os problemas identificados e respectivas soluções foram agrupados nas categorias requisitos, atributos de interfaces e serviços de sistema. Essas soluções foram projetadas em protótipos para serem avaliados por usuários discentes não integrantes dos grupos de discussões. De uma escala de 1 a 5, a maioria desses avaliadores pontuaram 4 ou 5 para o protótipo-solução apresentado. Esses resultados serviram de fonte para a validação da pesquisa, usando a estimativa de intervalo de confiança com 95% para o nível de confiança, e posterior elaboração de requisitos, atributos de interface e serviços de sistemas propostos em diagramas de classes ontológicos para SIBI de SIGAA.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIHCpt_BR
dc.subjectSistema de Bibliotecaspt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.titleRepresentações ontológicas para sistemas de bibliotecas do SIGAA baseadas na interação humano-computadorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5189023462301387pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxLibrary systems (SIBI) are software developed to integrate administrative activities, services and products in university libraries, meeting the specific needs of these sectors. As a rule, the characteristics of these systems, such as program ownership and paid license, make it difficult for researchers who are not members of the institutions that use them to conduct studies on these software. This fact leads to a shortage of studies on the usability of SIBI, especially SIGAA. The number of modules made available by this software, one of which is the library module, contributes to the lack of attention by developers to interfaces aimed at student users accessed through the Library menu. As a result, the SIBI of this system present interaction problems with student users, such as the absence of requirements and an insufficient number of attributes in interfaces, contributing to the dissatisfaction of these users when using the software. It is in this context that the usability evaluation of these systems becomes important. However, it has objectives, challenges and benefits that are involved in the evaluation process, impacting the satisfaction of student users in relation to the interaction with the system. Thus, among the questions asked during this research was: How can the usability of SIGAA's SIBI be improved? In this scenario, the objective of this work is to propose an ontological representation of a class diagram that presents requirements for improving usability in the interaction of student users with the SIGAA library system that will serve as a basis for adoption by other SIBI, and may assist in the development of future library software. Therefore, this research will contribute to the development of an ontological representation for SIGAA's SIBI, providing improvements in the interaction of student users with this system, in addition to providing an understanding of this domain by modelers and future users. Therefore, a post- positivist, applied, quali-quanti, exploratory research was carried out, using the qualitative technique by focus group. Initially, we searched the literature for articles published in the last three years, which dealt with usability in SIBI and, especially, SIGAA, to identify requirements and attributes for improving the interaction of student users with the library system. Next, six focus groups were held with five UFPI student users to identify problems that hinder interaction when using the SIGAA Library menu. The identified problems and their respective solutions were grouped into the categories of requirements, interface attributes, and system services. These solutions were designed in prototypes to be evaluated by student users who were not part of the discussion groups. On a scale of 1 to 5, most of these evaluators scored 4 or 5 for the prototype-solution presented. These results served as a source for validating the research, using the 95% confidence interval estimate for the confidence level, and subsequent elaboration of requirements, interface attributes, and system services proposed in ontological class diagrams for SIGAA's SIBI.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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