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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62586
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Título: | Concepções de estudantes e professores sobre educação financeira e seus diferentes contextos |
Autor(es): | SILVA, Genilda Karla Nobre da |
Palavras-chave: | Concepção; Educação financeira; Usos e funções; Escolar; Extraescolar |
Data do documento: | 23-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Genilda Karla Nobre da. Concepções de estudantes e professores sobre educação financeira e seus diferentes contextos. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo investigar as concepções de estudantes e professores acerca da Educação Financeira (EF) e seus possíveis usos e/ou funções em diferentes contextos. Partindo dos estudos que investigam a relação entre a matemática escolar e a matemática do cotidiano, e considerando a recente obrigatoriedade do ensino escolar da Educação Financeira, questionou-se a relação entre a sua aplicação em ambiente extraescolar e o ensino desta no contexto escolar. Além de pautas sobre consumo e finanças, a Educação Financeira deve incluir discussões acerca de tópicos como dignidade humana, salário-mínimo, trabalho, questões ambientais, endividamento e marketing. Para além de sua visão como consumidor, a Educação Financeira Escolar percebe o estudante enquanto cidadão em aprendizagem, propondo uma reflexão sobre os elementos relacionados ao consumo consciente, tomada de decisão e sustentabilidade. Como parte importante do processo de desenvolvimento do sujeito, a concepção se forma a partir de suas experiências e influencia suas ações diante de diversos contextos, inclusive na forma de ensinar do professor e na aprendizagem por parte do estudante. Para investigar as concepções sobre educação financeira, foram selecionados 30 estudantes e 30 professores dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da Região Metropolitana do Recife. O instrumento metodológico adotado foi a entrevista semiestruturada, partindo de uma pergunta-chave: “para que serve a educação financeira?”, além de outras perguntas adicionais, em particular “o que é educação financeira escolar?”, direcionada apenas aos docentes. Após a classificação das respostas em quatro tipos - Tipo 1 - usos extraescolares, Tipo 2 - usos acadêmicos e/ou profissionais, Tipo 3 - formação cidadã e o bem-estar individual, a análise quantitativa revelou que os dois grupos associavam de forma mais frequente a Educação Financeira aos usos extraescolares. Uma análise qualitativa mais detalhada apresentou os contextos aos quais os participantes associavam esta temática, quais sejam acadêmico, profissional, de transação comercial, doméstico e público. Mais frequentemente, os estudantes a relacionam ao dinheiro, ao passo que os professores a entendem, também, como possibilidade de transformação de vida. No que tange à pergunta “o que é Educação Financeira Escolar?”, a maioria dos professores entrevistados respondeu que ela deve abordar questões cotidianas dentro da sala de aula, não reconhecendo as diferenças entre esta e a Educação Financeira. Concluiu-se que, no escopo limitado de participantes, os professores e estudantes atribuem um caráter mais utilitarista à Educação Financeira, associando ao seu contexto extraescolar, ainda que os docentes saibam reconhecer este campo como necessário para favorecer uma vida financeira mais estável para seus estudantes. Destaca-se, por fim, a importância de integrar estes conhecimentos de forma transversal na formação dos professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62586 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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