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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62639
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Título: | Seletividade alimentar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): estratégias de intervenção |
Autor(es): | MELO, Rubia Rayane Pereira de |
Palavras-chave: | Seletividade Alimentar; Transtorno do Espectro Autista; Terapia Alimentar |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | MELO, Rubia Rayane Pereira de. Seletividade alimentar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): estratégias de intervenção. 2025. 110 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Núcleo de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, 2025. |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta características específicas, tais como: dificuldade na interação social, comunicação, e comportamentos repetitivos e estereotipados, sintomas que surgem antes dos 2 anos de idade sendo possível o diagnóstico adequado para um bom prognóstico do indivíduo. Dentre as dificuldades mais presentes encontradas no TEA está relacionada a seletividade alimentar, problemática que leva a uma diminuição do repertório alimentar, trazendo consequências negativas ao crescimento e desenvolvimento da criança, sendo necessário a abordagem de terapia alimentar para atenuação dessa problemática. O presente estudo teve como objetivo utilizar a terapia alimentar como estratégia para a redução da seletividade alimentar em crianças com TEA. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo partiu do recrutamento de 6 crianças com idade entre 3 e 10 anos com diagnóstico de TEA, com quadro de seletividade alimentar severa e acompanhados pelo Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI) através do projeto de extensão “Cuida Autismo”. Após seleção das crianças, foram programadas estratégias individualizadas com 10 sessões de terapia alimentar, de acordo com a necessidade e grau de seletividade alimentar de cada uma. Além da seletividade alimentar, foi observado que as crianças apresentaram dificuldades em habilidades distintas, tais como: comunicação, imitação, seguir ordens, comportamento intraverbal, emparelhamento, tato, atividades de vida diária, comportamentos inapropriados, apresentando dificuldade no momento das refeições, acompanhados de comportamentos de irritação, choro e recusa alimentar (especialmente de parte significativas de grupos alimentares, tais como legumes, vegetais, leguminosas e proteínas). Apesar das dificuldades encontradas, ao final do estudo, foi possível observar a evolução satisfatória dos pacientes, evidenciando a importância de intervenções para atenuação da seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da terapia alimentar. Palavras-chave: transtorno do espectro autista; seletividade alimentar; terapia alimentar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62639 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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