Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62653
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Flaviana Jorge de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Camila Carla Medeiros da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T14:21:47Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T14:21:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Carla Medeiros da.Proposta de um guia de atividades práticas para abordagem de conteúdos da paleontologia no ensino fundamental. 2025. 51 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62653 | - |
dc.description.abstract | A Paleontologia, ciência que estuda as formas de vida no passado através de fósseis, desempenha papel fundamental na compreensão da evolução dos seres vivos. Apesar da sua relevância sua abordagem no ensino fundamental é limitada e muitas vezes fragmentada. Diante disso, este trabalho teve como objetivo elaborar um guia didático com atividades práticas e acessíveis, voltado para professores e estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com o intuito de aprimorar o ensino de Paleontologia.A metodologia adotada consistiu na criação de um guia com 24 páginas, estruturado de forma didática e contendo cinco atividades práticas e interativas, acompanhadas de 74 imagens autorais, selecionadas para facilitar a compreensão dos conceitos apresentados. O uso de estratégias pedagógicas interativas contribui para uma melhor assimilação dos conteúdos, despertando maior interesse dos alunos pela Paleontologia e pelas Ciências de modo geral. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | paleontologia | pt_BR |
dc.subject | fósseis | pt_BR |
dc.subject | ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | atividades práticas | pt_BR |
dc.title | Proposta de um guia de atividades práticas para abordagem de conteúdos da paleontologia no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8600045136437702 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5804492420192107 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Paleontology, the science that studies life forms in the past through fossils, plays a fundamental role in understanding the evolution of living beings. Despite its importance, its approach in primary education is limited and often fragmented. The aim of this study was to create a teaching guide with practical and accessible activities, aimed at teachers and students in the final years of elementary school, with the aim of improving the teaching of palaeontology. The methodology adopted consisted of creating a 24-page guide, structured in a didactic way and containing five practical and interactive activities, accompanied by 74 authorial images, selected to facilitate the understanding of the concepts presented. The use of interactive teaching strategies contributes to better assimilation of the content, arousing greater interest among students in palaeontology and the sciences in general. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CAMILA CARLA MEDEIROS DA SILVA .pdf | 9,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons