Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62663

Compartilhe esta página

Título: Impacto de um índice ESG no volume de ações comercializadas de uma seleção de empresas brasileiras listadas na B3
Autor(es): MUNIZ, Alícia Alves Parente
Palavras-chave: ESG; Volume comercializado; Índices de sustentabilidade; Mercado Financeiro; ISE B3
Data do documento: 26-Mar-2025
Citação: MUNIZ, Alícia Alves Parente. Impacto de um índice ESG no volume de ações comercializadas de uma seleção de empresas brasileiras listadas na B3. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo analisa o impacto para as empresas brasileiras de fazer parte da carteira de um índice ESG, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no volume de ações comercializadas. Para isso, o estudo utiliza um modelo econométrico de séries temporais que investiga a relação entre uma variável dummy de entrada no índice e o volume e a relação entre a dummy e os retornos ao quadrado das ações e o volume de ações comercializadas para as ações de três companhias: Bradesco, Banco do Brasil e Azul. Os resultados indicam que a partir 6 meses da entrada no ISE da B3, ser parte dessa carteira modifica a relação entre os retornos ao quadrado e o volume de ações comercializadas para o Bradesco e o Banco do Brasil e afeta diretamente o volume de ações negociadas para as ações da Azul. Essas observações contribuem para o melhor entendimento da dinâmica do mercado acionário brasileiro no contexto ESG.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62663
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alícia Alves Parente Muniz.pdf807,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons