Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62667

Compartilhe esta página

Título: Idol e mercado global: uma revisão sistemática sobre os impactos da cultura pop na economia e no turismo sul-coreanos
Autor(es): BATISTA, Hialy Alane Pereira de Moura
Palavras-chave: cultura pop; k-pop; fluxo turístico; impacto econômico; exportações de bens de consumo; Coreia do Sul
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: BATISTA, Hialy Alane Pereira de Moura. Idol e mercado global: uma revisão sistemática sobre os impactos da cultura pop na economia e no turismo sul-coreanos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Nos últimos anos, a cultura pop sul-coreana tem se disseminado por todo o mundo, gerando impactos econômicos para a Coreia do Sul e aumentando a visibilidade do país no cenário global. Neste contexto, o presente artigo teve por objetivo identificar o impacto da cultura pop sul-coreana, mais especificamente do K-pop, no turismo e na economia da Coreia do Sul. Para isso, foram realizadas pesquisas em uma base de dados, a Scopus, tendo-se obtido um total de 217 estudos publicados desde 2013 que, após filtrados, resultaram em 14 estudos que foram considerados relevantes para este artigo. Da análise destes estudos foi possível concluir que há um consenso sobre a influência da cultura pop sul-coreana no fluxo de turistas estrangeiros e nas exportações de bens de consumo não duráveis. Entretanto, o impacto do K-pop, embora presente, não se mostra tão expressivo quanto o do setor audiovisual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62667
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hialy Alane Pereira de Moura Batista.pdf585,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons