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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62671
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Título: | O gesto criativo : a materialidade na criação do design de moda cearense |
Autor(es): | SILVA, Cristina Rejane Feitosa |
Palavras-chave: | Design; Moda autoral; Processo criativo; Materialidade; Mihaly Csikszentmihaly; Estilistas do Ceará |
Data do documento: | 16-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Cristina Rejane Feitosa. O gesto criativo: a materialidade na criação do design de moda cearense. 2024.Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa reflete sobre o processo criativo do designer de moda e sua relação com a materialidade, procurando investigar suas influências e condicionantes. Para isso, foi feito um recorte de campo da cidade de Fortaleza, Ceará, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo de designers de moda com ampla e reconhecida atuação no mercado, entre pioneiros fundadores deste campo e novos profissionais, dedicados à produção de moda autoral. Essas entrevistas permitiram uma compreensão dos contextos, práticas e dinâmicas envolvidas na criação da moda autoral cearense. Foram entrevistados os estilistas Almerinda Maria, Mark Greiner, Lindebergue Fernandes, Ivanildo Nunes, David Lee e Marina Bitu, cujos relatos permitiram uma compreensão aprofundada dos contextos, práticas e dinâmicas envolvidas na criação da moda autoral cearense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise de conteúdo temática de Laurence Bardin (2016) para interpretação dos dados. Para fundamentar a compreensão dos processos criativos, foi adotada a teoria das perspectivas de sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, a qual postula que a criatividade não ocorre de forma isolada no indivíduo, mas emerge da interação entre o indivíduo, o domínio (conjunto de conhecimentos culturais e técnicos) e o campo (comunidade que valida o trabalho criativo), entre outros autores que trataram de criação em moda, cultura e materialidades. Assim, também foram realizadas entrevistas com atores do campo que chancelam as criações, como jornalistas e críticos de desfiles. Os achados apontam para a ideia de que a criatividade não surge apenas da inspiração de um indivíduo, mas de uma rede envolvendo vários atores e processos. Além disso, permite observar que a materialidade deve ser estudada não apenas como um recurso técnico, mas como um elemento que ganha significado na relação entre o designer, seu contexto cultural e social e as práticas criativas validadas no campo da moda. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62671 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
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