Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62744

Compartilhe esta página

Título: Diversidade em Game Jams: um estudo de caso sobre a participação LGBTQIA+ em maratonas de desenvolvimento de jogos
Autor(es): OLIVEIRA, Dayanne Maria Coutinho
Palavras-chave: Game Jam; LGBTQIA+; Diversidade
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Dayanne Maria Coutinho. Diversidade em Game Jams: um estudo de caso sobre a participação LGBTQIA+ em maratonas de desenvolvimento de jogos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Game Jams são maratonas de desenvolvimento de jogos limitadas por tempo, geralmente com duração de 48 horas. Esses eventos reúnem pessoas não apenas para fazer jogos, mas também para conectar iniciantes, amadores e profissionais. Embora vistos como um ambiente diverso, nos Games, seja como cultura tecnológica ou como ocupação profissional, ainda encontra-se preconceito e discriminação contra pessoas LGBTQIA+. Este trabalho é um estudo de caso sobre diversidade em Game Jams, especificamente sobre a participação de pessoas LGBTQIA+. Foi investigada a participação de pessoas deste grupo, visando entender suas perspectivas e os potenciais desafios sobre qualquer preconceito ou discriminação que possam enfrentar durante as Game Jams. Foram empregados métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos, por meio da distribuição de surveys em 3 Game Jams que ocorreram online e da realização de entrevistas online com 9 respondentes do forms. Após a análise dos dados coletados, são apresentadas 6 recomendações que abordam a estrutura e organização de Game Jams, com o objetivo de ampliar a participação de indivíduos LGBTQIA+ e promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor para esse público. As recomendações são: Organizar Game Jams focados na diversidade e hubs Global Game Jam focados na diversidade; tornar todos os participantes cientes do código de conduta; fomentar a colaboração sobre a competição; apresentar aspectos com os quais a comunidade LGBTQIA+ possa se relacionar; e promover atividades de aprendizagem. Ao adotar tais medidas, pode-se contribuir para a criação de um ambiente que seja mais inclusivo e acolhedor aos participantes das Game Jams, bem como para a promoção de uma comunidade mais diversificada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62744
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dayanne Maria Coutinho Oliveira.PDF1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons