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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62753
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Título: | Perspectiva deleuziana e a teoria dos signos: adentrando nos signos que permeiam o aprender matemático |
Autor(es): | PONTES, Ellen Milena Batista |
Palavras-chave: | Signos; Aprender; Cartografia das Subjetividades; Filosofia da Diferença; Educação Matemática |
Data do documento: | 19-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PONTES, Ellen Milena Batista. Perspectiva deleuziana e a teoria dos signos: adentrando nos signos que permeiam o aprender matemático. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Aprender Matemática não era e, ainda hoje, não é considerado algo simples de compreender devido aos discursos, crenças e pensamentos associados a esta disciplina, como a complexidade dos conteúdos, axiomas, cálculos, dentre outros. Porém, podem existir outros fatores externos que interferem nesse aprender matemático. Sabendo disso, essa pesquisa busca entender esses aspectos visíveis e não-visíveis no qual iremos cartografar alguns dos signos que permeiam o aprender, segundo a perspectiva da Teoria dos Signos de Deleuze na Filosofia da Diferença, que interferem no processo de aprender de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru. Visando responder a seguinte pergunta: Como os signos que permeiam o aprender matemática, segundo a perspectiva da Teoria dos Signos de Deleuze na Filosofia da Diferença, impactam o processo de aprender de licenciandos em Matemática? Utilizamos como modo de pesquisa a Cartografia das Subjetividades com uso de Questionário Online, Mapas Narrativos e Entrevista, no qual buscou-se descrever as linhas de forças apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Esta pesquisa baseia-se nos referenciais teóricos da Filosofia da Diferença, em particular a Teoria dos Signos. Os principais autores base para a pesquisa foram Deleuze (1988, 1990, 2003, 2005, 2018), Deleuze e Guattari (1995, 2010), Gallo (2008, 2012), Queiroz (2013,2014), Rolnik (1987, 1989), dentre outros autores que abordam a temática presente na pesquisa. Após a produção dos dados, descrição e sua interpretação, a pesquisa nos proporcionou observar o aprender matemático além dos seus conteúdos, das fórmulas matemáticas, cálculos e axiomas. Nos permitiu traçar rotas diferentes, que envolve a subjetividade dos estudantes, seus medos, suas decepções, suas motivações, suas limitações e suas potencialidades sobre os signos que perpassam o aprender matemática na universidade, no qual cada licenciando terá suas singularidades, interpretará e será impacto pelos signos de forma singular e única, mas ao mesmo tempo múltipla com possibilidade para rotas de fugas, devir. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62753 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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DISSERTAÇÃO Ellen Milena Batista Pontes.PDF | 5,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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