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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62754
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | LIMA JUNIOR, João Paz | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T20:13:55Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T20:13:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA JUNIOR, João Paz. Contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a aprendizagem significativa da oxidação dos álcoois - um estudo de caso. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62754 | - |
dc.description.abstract | As dificuldades que os estudantes enfrentam para compreender os conceitos de química são uma realidade na educação básica. As metodologias adotadas em sala de aula e a falta de lógica dos conceitos se apresentam como barreiras para a construção do saber químico. Dessa maneira, a presente pesquisa propôs compreender como uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) ambientada em uma experimentação problematizadora contribuiu para a construção dos conceitos relacionados a oxidação dos álcoois, em turmas do 3° ano do ensino médio, em uma escola pertencente a rede estadual de Pernambuco. Com isso buscou-se identificar e analisar, através das evoluções e reorganizações conceituais, possíveis modificações na estrutura cognitiva dos estudantes. Para tanto, foram coletados dados no decorrer das etapas da UEPS, que englobam a construção de mapas conceituais, participação em atividades experimentais realizadas de forma síncrona e assíncrona e momentos de discussões. Tais dados foram submetidos à uma análise qualitativa, cujo os parâmetros foram fundamentados na concepção de Lemos e Moreira. A pesquisa possibilitou identificar processos cognitivos, de diferenciação progressiva e reconciliação integradora, que sugerem a construção de uma aprendizagem significativa acerca da reação de oxidação dos álcoois. Dessa maneira, as UEPS surgem como uma possibilidade para o ensino de química na educação básica, contribuindo para a construção dos saberes químicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação problematizadora | pt_BR |
dc.subject | Oxidação | pt_BR |
dc.subject | Funções Oxigenadas | pt_BR |
dc.title | Contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a aprendizagem significativa da oxidação dos álcoois - um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0629377018998827 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | As dificuldades que os estudantes enfrentam para compreender os conceitos de química são uma realidade na educação básica. As metodologias adotadas em sala de aula e a falta de lógica dos conceitos se apresentam como barreiras para a construção do saber químico. Dessa maneira, a presente pesquisa propôs compreender como uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) ambientada em uma experimentação problematizadora contribuiu para a construção dos conceitos relacionados a oxidação dos álcoois, em turmas do 3° ano do ensino médio, em uma escola pertencente a rede estadual de Pernambuco. Com isso buscou-se identificar e analisar, através das evoluções e reorganizações conceituais, possíveis modificações na estrutura cognitiva dos estudantes. Para tanto, foram coletados dados no decorrer das etapas da UEPS, que englobam a construção de mapas conceituais, participação em atividades experimentais realizadas de forma síncrona e assíncrona e momentos de discussões. Tais dados foram submetidos à uma análise qualitativa, cujo os parâmetros foram fundamentados na concepção de Lemos e Moreira. A pesquisa possibilitou identificar processos cognitivos, de diferenciação progressiva e reconciliação integradora, que sugerem a construção de uma aprendizagem significativa acerca da reação de oxidação dos álcoois. Dessa maneira, as UEPS surgem como uma possibilidade para o ensino de química na educação básica, contribuindo para a construção dos saberes químicos. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO João Paz Lima Junior.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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