Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | DIONISIO, Leticia Lays Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T16:50:22Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T16:50:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-24 | - |
dc.identifier.citation | DIONÍSIO, Letícia Lays Silva. Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado como “Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE”, tendo como problemática: Quais desafios são encontrados por professores na alfabetização de crianças com TEA, no município de Agrestina? O objetivo foi apresentar um estudo sobre os principais desafios enfrentados por professores para a alfabetização de crianças com TEA, e observar quais recursos metodológicos são utilizados para a inclusão e a aprendizagem desses alunos. Compreendemos que a identificação dos impasses para efetivação da alfabetização/aprendizagem é importante, por isso utilizamos da metodologia de pesquisa qualitativa (Minayo 1995) e de campo segundo (GIL 2008), sendo efetuada por meio da observação e da entrevista semi estruturada, em uma das instituições de educação infantil do município de Agrestina, tendo como sujeitos 3 professores e 2 profissionais de apoio que atuam em uma escola da rede municipal de ensino infantil. Por fim, esse trabalho foi fundamentado na cartilha do Ministério da Educação - Saberes e práticas da inclusão (2003), Cunha (2012), Mantoan (2003). A partir das informações coletadas, concluímos que o principal desafio para alfabetizar está na dificuldade de criar estratégias de ensino para a alfabetização desses alunos autistas, refletindo assim em um déficit escolar dos alunos com TEA. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Professores da educação infantil | pt_BR |
dc.title | Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LETICIA LAYS SILVA DIONISIO.pdf | 332,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons