Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorDIONISIO, Leticia Lays Silva-
dc.date.accessioned2025-04-30T16:50:22Z-
dc.date.available2025-04-30T16:50:22Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-04-24-
dc.identifier.citationDIONÍSIO, Letícia Lays Silva. Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782-
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado como “Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE”, tendo como problemática: Quais desafios são encontrados por professores na alfabetização de crianças com TEA, no município de Agrestina? O objetivo foi apresentar um estudo sobre os principais desafios enfrentados por professores para a alfabetização de crianças com TEA, e observar quais recursos metodológicos são utilizados para a inclusão e a aprendizagem desses alunos. Compreendemos que a identificação dos impasses para efetivação da alfabetização/aprendizagem é importante, por isso utilizamos da metodologia de pesquisa qualitativa (Minayo 1995) e de campo segundo (GIL 2008), sendo efetuada por meio da observação e da entrevista semi estruturada, em uma das instituições de educação infantil do município de Agrestina, tendo como sujeitos 3 professores e 2 profissionais de apoio que atuam em uma escola da rede municipal de ensino infantil. Por fim, esse trabalho foi fundamentado na cartilha do Ministério da Educação - Saberes e práticas da inclusão (2003), Cunha (2012), Mantoan (2003). A partir das informações coletadas, concluímos que o principal desafio para alfabetizar está na dificuldade de criar estratégias de ensino para a alfabetização desses alunos autistas, refletindo assim em um déficit escolar dos alunos com TEA.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectProfessores da educação infantilpt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - LETICIA LAYS SILVA DIONISIO.pdf332,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons