Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782
Compartilhe esta página
Título: | Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE |
Autor(es): | DIONISIO, Leticia Lays Silva |
Palavras-chave: | Alfabetização; Transtorno do Espectro Autista; Professores da educação infantil |
Data do documento: | 14-Abr-2025 |
Citação: | DIONÍSIO, Letícia Lays Silva. Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho intitulado como “Desafios enfrentados por docentes na educação infantil com crianças autistas nas escolas públicas municipais de Agrestina-PE”, tendo como problemática: Quais desafios são encontrados por professores na alfabetização de crianças com TEA, no município de Agrestina? O objetivo foi apresentar um estudo sobre os principais desafios enfrentados por professores para a alfabetização de crianças com TEA, e observar quais recursos metodológicos são utilizados para a inclusão e a aprendizagem desses alunos. Compreendemos que a identificação dos impasses para efetivação da alfabetização/aprendizagem é importante, por isso utilizamos da metodologia de pesquisa qualitativa (Minayo 1995) e de campo segundo (GIL 2008), sendo efetuada por meio da observação e da entrevista semi estruturada, em uma das instituições de educação infantil do município de Agrestina, tendo como sujeitos 3 professores e 2 profissionais de apoio que atuam em uma escola da rede municipal de ensino infantil. Por fim, esse trabalho foi fundamentado na cartilha do Ministério da Educação - Saberes e práticas da inclusão (2003), Cunha (2012), Mantoan (2003). A partir das informações coletadas, concluímos que o principal desafio para alfabetizar está na dificuldade de criar estratégias de ensino para a alfabetização desses alunos autistas, refletindo assim em um déficit escolar dos alunos com TEA. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62782 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LETICIA LAYS SILVA DIONISIO.pdf | 332,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons