Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62802

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorXAVIER, Gustavo Coelho-
dc.date.accessioned2025-05-06T15:09:47Z-
dc.date.available2025-05-06T15:09:47Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-04-25-
dc.identifier.citationXAVIER, Gustavo Coelho. Abordagem de conceitos químicos através da metodologia da problematização: uma sequência didática que discute a poluição hídrica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62802-
dc.description.abstractNas últimas décadas o mundo vem passando por diversas mudanças que alteraram a forma como as pessoas recebem informações, processo este que traz a necessidade de substituir um ensino fragmentado e descontextualizado de ciências por metodologias de ensino inovadoras que tem como intuito estimular a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes, como as metodologias ativas. Este trabalho consiste no uso de uma dessas metodologias, a Metodologia da Problematização, para o ensino contextualizado de conceitos químicos a partir da aplicação de uma Sequência Didática Problematizadora (SDP) com o tema Poluição Hídrica. O principal objetivo da pesquisa foi analisar como um instrumento dessa metodologia, o Arco de Maguerez, contribui para o aprendizado de conceitos químicos, como polaridade, forças intermoleculares, mudanças de estado físico, ácidos e bases e ciclo biogeoquímico da água, de maneira crítica e reflexiva por estudantes da educação básica do estado de Pernambuco. O método de pesquisa aplicado consiste na coleta de dados por meio da observação participante durante a execução da SDP e dos registros de notas de campo e dos materiais produzidos. E a análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo, conforme Bardin. Os resultados indicam que os estudantes articularam bem os conceitos químicos trabalhados em sala de aula com o tema poluição hídrica, indicando que o Arco de Maguerez pode contribuir significativamente para o ensino de química.pt_BR
dc.format.extent97p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectConceitos químicospt_BR
dc.subjectPoluição hídricapt_BR
dc.subjectArco de Maguerezpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleAbordagem de conceitos químicos através da metodologia da problematização: uma sequência didática que discute a poluição hídrica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1199088529211039pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.description.abstractxIn recent decades, the world has undergone several changes that have altered the way people receive information. This process has led to the need to replace fragmented and decontextualized science teaching with innovative teaching methodologies that aim to stimulate students' autonomy and critical thinking, such as active methodologies. This work consists of using one of these methodologies, the Problematization Methodology, for the contextualized teaching of chemical concepts based on the application of a Problematizing Teaching Sequence (PTS) with the theme Water Pollution. The main objective of the research was to analyze how an instrument of this methodology, the Maguerez Arc, contributes to the learning of chemical concepts, such as polarity, intermolecular force, changing states of matter, acids and bases, and the biogeochemical cycle of water, in a critical and reflective manner by basic education students in the state of Pernambuco. The research method applied consists of collecting data through participant observation during the execution of the PTS and recording field notes and materials produced. Data analysis was performed using Content Analysis, according to Bardin. The results indicate that the students articulated the chemical concepts worked on in the classroom well with the theme of water pollution, indicating that the Maguerez Arch can contribute significantly to the teaching of chemistry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-6717-1594pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gustavo Coelho Xavier.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons