Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62805

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Ariane Carla Campos-
dc.contributor.authorALMEIDA NETO, Joaquim Francisco de-
dc.date.accessioned2025-05-06T15:59:26Z-
dc.date.available2025-05-06T15:59:26Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-04-26-
dc.identifier.citationALMEIDA NETO, Joaquim Francisco de. Ações de extensão e sua influência na formação docente: um estudo no curso de Química Licenciatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62805-
dc.description.abstractA extensão universitária pode ser compreendida como um processo educativo, cultural e científico que mescla ensino e pesquisa, promovendo a interação entre universidade e sociedade. Nesse sentido, este trabalho buscou correlacionar a importância dos projetos de extensão do curso de Química Licenciatura de uma IES pública com suas contribuições na formação inicial de professores, investigando como essas atividades impactam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas. Para isso, foram aplicados questionários online, na plataforma Google Forms, a 20 discentes, utilizando uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Os dados coletados foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo a categorização das respostas e a identificação de padrões significativos. Como objetivos específicos, buscou-se levantar definições de extensão compartilhadas pelos discentes, analisar experiências de participação em projetos de extensão e verificar a percepção dos estudantes sobre a contribuição dessas atividades para sua formação docente. A análise identificou categorias como "Envolvimento da Universidade com a Sociedade", "Formação Cidadã e Capacitação Docente", "Falta de Conhecimento sobre Projetos de Extensão" e "Limitações de Tempo". Os resultados mostraram que a extensão é fundamental para a formação integral, permitindo a aplicação prática de conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a reflexão sobre práticas pedagógicas. No entanto, muitos estudantes desconhecem os projetos disponíveis, e a gestão do tempo foi apontada como um desafio. Participantes destacaram a importância da extensão para sua formação profissional e pessoal, valorizando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, além da conscientização social e ética. A pesquisa também apontou a necessidade de projetos em áreas como físico-química e química analítica, sugerindo oportunidades para novas iniciativas.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIntegração teoria-práticapt_BR
dc.subjectHabilidades pedagógicaspt_BR
dc.subjectQuímica Licenciaturapt_BR
dc.subjectIESpt_BR
dc.titleAções de extensão e sua influência na formação docente: um estudo no curso de Química Licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1721867989146036pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7764204807506356pt_BR
dc.description.abstractxA extensão universitária pode ser compreendida como um processo educativo, cultural e científico que mescla ensino e pesquisa, promovendo a interação entre universidade e sociedade. Nesse sentido, este trabalho buscou correlacionar a importância dos projetos de extensão do curso de Química Licenciatura de uma IES pública com suas contribuições na formação inicial de professores, investigando como essas atividades impactam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas. Para isso, foram aplicados questionários online, na plataforma Google Forms, a 20 discentes, utilizando uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Os dados coletados foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo a categorização das respostas e a identificação de padrões significativos. Como objetivos específicos, buscou-se levantar definições de extensão compartilhadas pelos discentes, analisar experiências de participação em projetos de extensão e verificar a percepção dos estudantes sobre a contribuição dessas atividades para sua formação docente. A análise identificou categorias como "Envolvimento da Universidade com a Sociedade", "Formação Cidadã e Capacitação Docente", "Falta de Conhecimento sobre Projetos de Extensão" e "Limitações de Tempo". Os resultados mostraram que a extensão é fundamental para a formação integral, permitindo a aplicação prática de conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a reflexão sobre práticas pedagógicas. No entanto, muitos estudantes desconhecem os projetos disponíveis, e a gestão do tempo foi apontada como um desafio. Participantes destacaram a importância da extensão para sua formação profissional e pessoal, valorizando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, além da conscientização social e ética. A pesquisa também apontou a necessidade de projetos em áreas como físico-química e química analítica, sugerindo oportunidades para novas iniciativas.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Joaquim Francisco de Almeida Neto.pdf614,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons