Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62805
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Ariane Carla Campos | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA NETO, Joaquim Francisco de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T15:59:26Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06T15:59:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-26 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA NETO, Joaquim Francisco de. Ações de extensão e sua influência na formação docente: um estudo no curso de Química Licenciatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62805 | - |
dc.description.abstract | A extensão universitária pode ser compreendida como um processo educativo, cultural e científico que mescla ensino e pesquisa, promovendo a interação entre universidade e sociedade. Nesse sentido, este trabalho buscou correlacionar a importância dos projetos de extensão do curso de Química Licenciatura de uma IES pública com suas contribuições na formação inicial de professores, investigando como essas atividades impactam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas. Para isso, foram aplicados questionários online, na plataforma Google Forms, a 20 discentes, utilizando uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Os dados coletados foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo a categorização das respostas e a identificação de padrões significativos. Como objetivos específicos, buscou-se levantar definições de extensão compartilhadas pelos discentes, analisar experiências de participação em projetos de extensão e verificar a percepção dos estudantes sobre a contribuição dessas atividades para sua formação docente. A análise identificou categorias como "Envolvimento da Universidade com a Sociedade", "Formação Cidadã e Capacitação Docente", "Falta de Conhecimento sobre Projetos de Extensão" e "Limitações de Tempo". Os resultados mostraram que a extensão é fundamental para a formação integral, permitindo a aplicação prática de conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a reflexão sobre práticas pedagógicas. No entanto, muitos estudantes desconhecem os projetos disponíveis, e a gestão do tempo foi apontada como um desafio. Participantes destacaram a importância da extensão para sua formação profissional e pessoal, valorizando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, além da conscientização social e ética. A pesquisa também apontou a necessidade de projetos em áreas como físico-química e química analítica, sugerindo oportunidades para novas iniciativas. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Integração teoria-prática | pt_BR |
dc.subject | Habilidades pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Química Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | IES | pt_BR |
dc.title | Ações de extensão e sua influência na formação docente: um estudo no curso de Química Licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1721867989146036 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7764204807506356 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A extensão universitária pode ser compreendida como um processo educativo, cultural e científico que mescla ensino e pesquisa, promovendo a interação entre universidade e sociedade. Nesse sentido, este trabalho buscou correlacionar a importância dos projetos de extensão do curso de Química Licenciatura de uma IES pública com suas contribuições na formação inicial de professores, investigando como essas atividades impactam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas. Para isso, foram aplicados questionários online, na plataforma Google Forms, a 20 discentes, utilizando uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Os dados coletados foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo a categorização das respostas e a identificação de padrões significativos. Como objetivos específicos, buscou-se levantar definições de extensão compartilhadas pelos discentes, analisar experiências de participação em projetos de extensão e verificar a percepção dos estudantes sobre a contribuição dessas atividades para sua formação docente. A análise identificou categorias como "Envolvimento da Universidade com a Sociedade", "Formação Cidadã e Capacitação Docente", "Falta de Conhecimento sobre Projetos de Extensão" e "Limitações de Tempo". Os resultados mostraram que a extensão é fundamental para a formação integral, permitindo a aplicação prática de conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a reflexão sobre práticas pedagógicas. No entanto, muitos estudantes desconhecem os projetos disponíveis, e a gestão do tempo foi apontada como um desafio. Participantes destacaram a importância da extensão para sua formação profissional e pessoal, valorizando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, além da conscientização social e ética. A pesquisa também apontou a necessidade de projetos em áreas como físico-química e química analítica, sugerindo oportunidades para novas iniciativas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joaquim Francisco de Almeida Neto.pdf | 614,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons