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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, Jose Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorSILVA, Josefa Thaís Soares da-
dc.date.accessioned2025-05-06T16:50:34Z-
dc.date.available2025-05-06T16:50:34Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.date.submitted2025-05-05-
dc.identifier.citationSILVA, Josefa Thaís Soares da. Alfabetização financeira e bem-estar dos universitários: um estudo com acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62808-
dc.description.abstractO presente estudo objetivou analisar o nível de desenvolvimento da alfabetização financeira em estudantes da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, a fim de compreender como esse fator influencia no bem-estar financeiro. Para tanto, buscou-se enquanto referencial teórico compreender as variáveis que compõem a alfabetização financeira e o significado do dinheiro. No desenho metodológico foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa, por meio de uma sondagem tipo Survey, tendo por sujeitos da pesquisa os estudantes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), alcançando um total de 108 respondentes. Como principais resultados, a estatística descritiva (média, moda e mediana) das variáveis atitude financeira, comportamento financeiro, significado do dinheiro e bem-estar financeiro está em alinhamento com outras pesquisas nacionais como a desenvolvida pelos autores Schmitz, Piovesan e Braum (2021) com estudantes universitários do Paraná, reforçando um comportamento comum para esse grupo. Ademais, como principal achado da pesquisa, evidencia-se uma relação estatisticamente significativa mesmo com baixo poder explicativo entre a variável significado do dinheiro e bem-estar financeiro. Observou-se que em um estudo de regressão múltiplo univariado, ao isolar a variável independente do significado do dinheiro, a mesma conseguiu explicar 10,02% do bem-estar financeiro. Além disso, foi possível observar que os jovens universitários possuem um comportamento consciente e se preocupam com os destinos finais do seu dinheiro, bem como atribuem um valor não monetário ao dinheiro, tornando-o um fator de status social. Ao final, são sugeridas algumas ações para mitigar as limitações da pesquisa, dentre elas aumentar a representativa amostral e replicar o estudo noutras localidades para identificar se é um comportamento comum ou tem alguma relação com especificidades do local.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectBem-estar financeiropt_BR
dc.subjectSignificado do dinheiropt_BR
dc.titleAlfabetização financeira e bem-estar dos universitários: um estudo com acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5224764351459285pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the level of financial literacy development among students at the Federal University of Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, in order to understand how this factor influences financial well-being. To this end, we sought to understand the variables that make up financial literacy and the meaning of money as a theoretical framework. In the methodological design, a descriptive research methodology was used with a quantitative approach, through a survey-type survey, with the research subjects being students from the Centro Acadêmico do Agreste (CAA), of the Federal University of Pernambuco (UFPE), reaching a total of 108 respondents. As main results, the descriptive statistics (mean, mode and median) of the variables financial attitude, financial behavior, meaning of money and financial well-being are in line with other national research such as that developed by the authors Schmitz, Piovesan and Braum (2021) with university students from Paraná, reinforcing a common behavior for this group. Furthermore, the main finding of the research is that there is a statistically significant relationship, even with low explanatory power, between the variable meaning of money and financial well-being. It was observed that in a univariate multiple regression study, by isolating the independent variable of the meaning of money, it was able to explain 10.02% of financial well-being. In addition, it was possible to observe that young university students have a conscious behavior and are concerned about the final destinations of their money, as well as attribute a non-monetary value to money, making it a factor of social status. In the end, some actions are suggested to mitigate the limitations of the research, among them increasing the representative sample and replicating the study in other locations to identify whether this is a common behavior or has some relation to local specificities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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