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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62809

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMUNIZ, José Artur-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Aylla Lívian Antunes de-
dc.date.accessioned2025-05-06T17:29:15Z-
dc.date.available2025-05-06T17:29:15Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aylla. A percepção da cultura organizacional pelos profissionais de compras: um estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62809-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem com objetivo geral entender qual a percepção dos profissionais de um departamento de compras a respeito da sua relação com a cultura organizacional da empresa a qual fazem parte. Para isso foi elaborado um levantamento bibliográfico dos principais conceitos que envolvem a cultura organizacional, assim como a percepção dos colaboradores em ambientes empresariais. Também foi elaborado uma entrevista semiestruturada com 12 perguntas, sobre os mais diversos aspectos da cultura organizacional de uma empresa do ramo metalúrgico (objeto de estudo desta pesquisa). As perguntas foram construídas em sua grande maioria em consonância com o que preconiza a cartilha de cultura empresarial, buscando cruzar estas informações com a percepção de cada entrevistado, em sua totalidade 13 profissionais dos mais diversos cargos atuantes no departamento de compras da referida empresa. Nas respostas coletadas, foi possível perceber que os colaboradores entendem bem o papel da cultura organizacional e inclusive tentam vivenciá-la no dia a dia, contudo, as pressões de mudanças no mercado por vezes acabam atrapalhando nessa vivência. Para concluir é possível perceber nas falas dos entrevistados que sim, a cultura organizacional é um diferencial competitivo para as empresas e que esta, quando bem disseminada, pode resultar em oportunidades de crescimento para os colaboradores e em desenvolvimento para as empresas.pt_BR
dc.format.extent113p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura Empresarialpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectDiferencial Competitivopt_BR
dc.titleA percepção da cultura organizacional pelos profissionais de compras: um estudo de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5898516721475420pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this research is to conduct a case study to understand the perception of professionals in a purchasing department regarding their relationship with the organizational culture of the company they work for. To this end, a bibliographic survey of the main concepts involving organizational culture was prepared, as well as the perception of employees in business environments. A semi-structured interview was also prepared with 12 questions, about the most diverse aspects of the organizational culture of a company in the metalworking industry (object of study of this research). The questions were constructed in their great majority in accordance with what is recommended by the corporate culture handbook, seeking to cross this information with the perception of each interviewee, in total 13 professionals from the most diverse positions working in the purchasing department of the aforementioned company. In the responses collected, it was possible to perceive that the employees understand well the role of organizational culture and even try to experience it in their daily lives. However, the pressures of changes in the market sometimes end up hindering this experience. In conclusion, it is possible to see from the interviewees' statements that, yes, organizational culture is a competitive advantage for companies and that, when well disseminated, it can result in growth opportunities for employees and development for companies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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