Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62837

Compartilhe esta página

Título: Visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações.
Autor(es): SILVA, Thiago Virgulino da
Palavras-chave: História da matemática; Frações; Ensino da matemática
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: SILVA, Thiago Virgulino da. Visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O ensino de matemática, em alguns casos, está pautado em teoria e exercícios, o professor aborda o assunto em sala de aula e logo em seguida utiliza os exercícios como forma de fixar o conteúdo exposto. Este padrão de ensino torna a aprendizagem conteudista e cansativa. Por outro lado, o uso da história da matemática para complementar a temática desenvolvida, traz uma estratégia pedagógica que possibilita o estudante compreender as origens do conceito estudado, podendo gerar senso crítico. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral: analisar as visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações, contemplando assim, o interesse, o desempenho e o potencial das aulas onde o recurso história da matemática é utilizado. Este estudo investiga as concepções de licenciandos em Matemática da UFPE – Centro Acadêmico do Agreste sobre o uso da história da matemática no ensino de frações. Participaram doze estudantes entre sexto e no período, e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, com perguntas abertas e fechadas, visando analisar tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos. A abordagem quali-quanti permitiu uma compreensão mais aprofundada das percepções dos discentes, avaliando a influência da história da matemática no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados oferecem opiniões sobre a relevância dessa abordagem didática, contribuindo para discussões no campo da formação de professores. A pesquisa revelou que quase todos os discentes demonstraram interesse pelo tema proposto, tanto na sua visão de aluno quanto de futuro professor. Os dados também evidenciaram interesse dos participantes em utilizar contexto histórico no ensino, mas falta mais leituras sobre informações e metodologias por parte deles em relação a história da matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62837
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Virgulino da Silva.pdf732,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons