Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62839

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Carla Joana Santos-
dc.contributor.authorSOUZA, João Lucas Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-05-07T20:07:40Z-
dc.date.available2025-05-07T20:07:40Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationSOUZA, João Lucas Ferreira de. Curso de formação continuada em Geociências para professores: a vulcanologia como caminho metodológico no processo de aprendizagem e aprimoramento do ensino na rede de educação básica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62839-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de um curso de formação continuada denominado "Propostas didáticas no ensino das Geociências: caminhos através da Vulcanologia". O curso abordou desde conceitos básicos de Geologia e Vulcanologia até metodologias inovadoras de ensino. Utilizando a Vulcanologia como tema central, devido ao seu apelo lúdico e atratividade, este curso promoveu a experimentação de diversas estratégias didáticas. Realizaram-se simulações, jogos, produção de materiais concretos, bem como o uso de realidade virtual e aumentada com o uso de ferramentas digitais como Google Earth e Óculos de Realidade Aumentada. Em resposta à iniciativa, os participantes destacaram a contribuição do curso para sua formação profissional e para a popularização da ciência e aprendizado de ferramentas tecnológicas em sala de aula. Espera-se que o aprendizado adquirido se traduza em um ensino de Geociências mais engajado e eficaz.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectVulcanismopt_BR
dc.subjectVulcanologiapt_BR
dc.subjectGeociênciaspt_BR
dc.titleCurso de formação continuada em Geociências para professores : a vulcanologia como caminho metodológico no processo de aprendizagem e aprimoramento do ensino na rede de educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Sara Gomes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8338039887499979pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents the results of the development and implementation of a continuing education course entitled "Didactic Proposals in Geosciences Teaching: Paths Through Volcanology." The course addressed topics ranging from basic concepts of Geology and Volcanology to innovative teaching methodologies. Using Volcanology as the central theme, due to its playful appeal and attractiveness, this course promoted the experimentation of various didactic strategies. Simulations, games, production of concrete materials, use of virtual and augmented reality with the use of digital tools such as Google Earth and Augmented Reality Glasses were carried out. In response to the initiative, participants highlighted the course's contribution to their professional development and to the popularization of science and technological tools in the classroom. It is expected that the knowledge acquired will translate into a more engaging and effective teaching of Geosciences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9209450780912109pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC João Lucas Ferreira de Souza.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons