Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62839

Share on

Title: Curso de formação continuada em Geociências para professores : a vulcanologia como caminho metodológico no processo de aprendizagem e aprimoramento do ensino na rede de educação básica
Authors: SOUZA, João Lucas Ferreira de
Keywords: Práticas educativas; Ensino - aprendizagem; Vulcanismo; Vulcanologia; Geociências
Issue Date: 25-Oct-2024
Citation: SOUZA, João Lucas Ferreira de. Curso de formação continuada em Geociências para professores: a vulcanologia como caminho metodológico no processo de aprendizagem e aprimoramento do ensino na rede de educação básica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de um curso de formação continuada denominado "Propostas didáticas no ensino das Geociências: caminhos através da Vulcanologia". O curso abordou desde conceitos básicos de Geologia e Vulcanologia até metodologias inovadoras de ensino. Utilizando a Vulcanologia como tema central, devido ao seu apelo lúdico e atratividade, este curso promoveu a experimentação de diversas estratégias didáticas. Realizaram-se simulações, jogos, produção de materiais concretos, bem como o uso de realidade virtual e aumentada com o uso de ferramentas digitais como Google Earth e Óculos de Realidade Aumentada. Em resposta à iniciativa, os participantes destacaram a contribuição do curso para sua formação profissional e para a popularização da ciência e aprendizado de ferramentas tecnológicas em sala de aula. Espera-se que o aprendizado adquirido se traduza em um ensino de Geociências mais engajado e eficaz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62839
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC João Lucas Ferreira de Souza.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons