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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62846

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Título: Afrobetizando: Construindo xirês identitários na rede municipal de Caruaru - PE.
Autor(es): Silva, João Victor da
Palavras-chave: Projeto Afrobetizando; Identidade racial; Educação antirracista; Políticas educacionais antirracistas
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: SILVA, João Victor. Afrobetizando: construindo xirês identitários na rede municipal de Caruaru - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este artigo discute a implementação de práticas educativas antirracistas, com foco no Projeto Afrobetizando, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Caruaru (SEDUC). Este Projeto busca desconstruir preconceitos e valorizar identidades culturais negras, alinhando-se às leis que normatizam o ensino da história afro-brasileira. Por meio de pesquisa qualitativa com professores, analisou-se como o Projeto Afrobetizando fortalece identidade, pertencimento e empoderamento racial dos estudantes. O estudo destaca a importância de políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras para uma educação inclusiva, abordando a Lei 10.639/03 e a necessidade de espaços que celebrem culturas afro-brasileiras. Os resultados indicam avanços na promoção de identidades negras e debates antirracistas, com alunos relatando maior representatividade. No entanto, as ações ainda são pontuais, concentradas no mês da Consciência Negra, e dependem da iniciativa individual de docentes, ocorridas sem integração curricular. Entre os desafios, destacam-se a falta de formação docente continuada e a persistência de estereótipos. A partir dessas análises, compreendemos a importância do Projeto Afrobetizando que está alinhado às Leis 10.639/03 e 11.645/08, embora precise de maior acolhimento e estruturação dentro do sistema da SEDUC para se tornar uma política pública efetiva e transformadora na educação municipal, com foco na educação antirracista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62846
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