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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62849

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Título: Ensinando jovens a voar: um mapeamento do valor experiencial para stakeholders na Agreste Consultoria Júnior.
Autor(es): MOURA, Renata Alves de
Palavras-chave: valor; experiência; stakeholder; funcionários; empresa júnior
Data do documento: 17-Mar-2025
Citação: MOURA, Renata Alves de. Ensinando jovens a voar: um mapeamento do valor experiencial para stakeholders na Agreste Consultoria Júnior. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo entender como acontece o processo de geração de valor para os integrantes de empresas juniores. A investigação propôs descobrir o que os membros da Agreste Consultoria Jr percebem como valioso ou não em suas experiências como stakeholders. Para tanto, buscou-se analisar as etapas mais importantes que perpassam a trajetória dos estudantes, e extrair por meio delas as experiências valiosas relatadas pelos mesmos. A pesquisa possui abordagem qualitativa e exploratória com uso de dados descritivos captados através de ferramentas de coleta adaptadas. Foi aplicado o método Mapa de Valor Experiencial (MVE) usando-se de entrevistas semiestruturadas para captar os relatos das experiências dos entrevistados da Empresa Júnior. A pergunta de pesquisa foi respondida por meio do conjunto de valores encontrados, os quais indicam que a Agreste Consultoria Júnior agrega valor para os seus integrantes por oferecer conhecimento sobre empresa júnior, conhecimento técnico, conhecimento sobre gestão e trabalho, desenvolvimento do comportamento profissional, oportunidades de exercer a prática administrativa, crescimento como profissional, desenvolvimento de Rede, entrega de valor, oportunidades no mercado de trabalho, reconhecimentos e premiações, absorção de cultura, relações interpessoais importantes, e espaço para tomadas de decisões em nível estratégico. Paralelo a identificação dos pontos citados, a pesquisa também descobriu alguns “não valores”, ou seja, lacunas presentes na experiência dos entrevistados. Esses elementos são apontados como pontos de melhorias que revelam deficiências comuns entre empresas juniores. Dessa forma, a Agreste Consultoria pode melhorar o seu valor se resolver a gestão de tempo dela e de seus membros, se investir mais na formação de seus membros, se proporcionar uma jornada de trabalho com mais contatos presenciais e se fortalecer a formação em gestão dela mesma e de seus membros. Dessa forma, conclui-se que apesar dessas lacunas, a experiência na respectiva EJ agrega múltiplos valores aos seus membros indo além do âmbito profissional ao contribuir para a formação multidisciplinar dos estudantes universitários, em especial na formação de liderança. Assim, poderá servir de modelo para que outras organizações implantem melhorias na gestão de talentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62849
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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