Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62852
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Adriely Adriana de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T22:50:09Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T22:50:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-06 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Adriely Adriana de. Memórias avaliativas escolares dos professores: um olhar para a sua prática de ensino na avaliação da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62852 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo busca compreender como as memórias podem se apresentar como agentes mobilizadores na prática da avaliação da aprendizagem dos professores. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: Compreender como as memórias podem se apresentar como agentes mobilizadores na prática da avaliação da aprendizagem dos professores e como objetivos específicos: identificar a partir da escrita da memória (auto)biográfica laços que sustentem as memórias dos professores em sua prática de ensino e Analisar que aspectos surgem da memória e que se configuram como elemento discursivo da prática da avaliação da aprendizagem em sala de aula. Para tanto, o artigo se lança através das contribuições de Azevedo (2020) sobre a memória, bem como, Luckesi(2000); Freitas(200) e Méndez(2002) sobre a concepção da Avaliação da Aprendizagem. A pesquisa foi realizada à luz dos pressupostos da pesquisa qualitativa, segundo Ludke e André(1986) e Minayo(2001) para tanto, o artigo tomou como objeto de estudo a memória avaliativa, através do método (auto)biográfico segundo Falcão e Farias (2018). Pudemos compreender que há um imbricamento entre as memórias e os fazeres da avaliação da aprendizagem dos professores em sala de aula, pois a partir do que foi relatado identificamos laços que são reverberados pelos professores seja pelo discurso, seja pela tomada de decisões dos mesmos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas Avaliativas | pt_BR |
dc.title | Memórias avaliativas escolares dos professores: um olhar para a sua prática de ensino na avaliação da aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ADRIELY ADRIANA DE ALMEIDA .pdf | 479,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons