Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62852

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Adriely Adriana de-
dc.date.accessioned2025-05-07T22:50:09Z-
dc.date.available2025-05-07T22:50:09Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationALMEIDA, Adriely Adriana de. Memórias avaliativas escolares dos professores: um olhar para a sua prática de ensino na avaliação da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62852-
dc.description.abstractO presente artigo busca compreender como as memórias podem se apresentar como agentes mobilizadores na prática da avaliação da aprendizagem dos professores. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: Compreender como as memórias podem se apresentar como agentes mobilizadores na prática da avaliação da aprendizagem dos professores e como objetivos específicos: identificar a partir da escrita da memória (auto)biográfica laços que sustentem as memórias dos professores em sua prática de ensino e Analisar que aspectos surgem da memória e que se configuram como elemento discursivo da prática da avaliação da aprendizagem em sala de aula. Para tanto, o artigo se lança através das contribuições de Azevedo (2020) sobre a memória, bem como, Luckesi(2000); Freitas(200) e Méndez(2002) sobre a concepção da Avaliação da Aprendizagem. A pesquisa foi realizada à luz dos pressupostos da pesquisa qualitativa, segundo Ludke e André(1986) e Minayo(2001) para tanto, o artigo tomou como objeto de estudo a memória avaliativa, através do método (auto)biográfico segundo Falcão e Farias (2018). Pudemos compreender que há um imbricamento entre as memórias e os fazeres da avaliação da aprendizagem dos professores em sala de aula, pois a partir do que foi relatado identificamos laços que são reverberados pelos professores seja pelo discurso, seja pela tomada de decisões dos mesmos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas Avaliativaspt_BR
dc.titleMemórias avaliativas escolares dos professores: um olhar para a sua prática de ensino na avaliação da aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ADRIELY ADRIANA DE ALMEIDA .pdf479,05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons