Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62852

Compartilhe esta página

Título: Memórias avaliativas escolares dos professores: um olhar para a sua prática de ensino na avaliação da aprendizagem.
Autor(es): ALMEIDA, Adriely Adriana de
Palavras-chave: Memória; Avaliação da Aprendizagem; Práticas Avaliativas
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: ALMEIDA, Adriely Adriana de. Memórias avaliativas escolares dos professores: um olhar para a sua prática de ensino na avaliação da aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente artigo busca compreender como as memórias podem se apresentar como agentes mobilizadores na prática da avaliação da aprendizagem dos professores. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: Compreender como as memórias podem se apresentar como agentes mobilizadores na prática da avaliação da aprendizagem dos professores e como objetivos específicos: identificar a partir da escrita da memória (auto)biográfica laços que sustentem as memórias dos professores em sua prática de ensino e Analisar que aspectos surgem da memória e que se configuram como elemento discursivo da prática da avaliação da aprendizagem em sala de aula. Para tanto, o artigo se lança através das contribuições de Azevedo (2020) sobre a memória, bem como, Luckesi(2000); Freitas(200) e Méndez(2002) sobre a concepção da Avaliação da Aprendizagem. A pesquisa foi realizada à luz dos pressupostos da pesquisa qualitativa, segundo Ludke e André(1986) e Minayo(2001) para tanto, o artigo tomou como objeto de estudo a memória avaliativa, através do método (auto)biográfico segundo Falcão e Farias (2018). Pudemos compreender que há um imbricamento entre as memórias e os fazeres da avaliação da aprendizagem dos professores em sala de aula, pois a partir do que foi relatado identificamos laços que são reverberados pelos professores seja pelo discurso, seja pela tomada de decisões dos mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62852
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ADRIELY ADRIANA DE ALMEIDA .pdf479,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons