Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62877
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira-de-Araújo, Natália Miranda | - |
dc.contributor.author | Gama, Nicole de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T16:04:21Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T16:04:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-06 | - |
dc.identifier.citation | Gama, Nicole de Souza. Sob o peso da cidade, o ritmo da festa: São José, o Carnaval e as tramas entre a materialidade e a imaterialidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62877 | - |
dc.description.abstract | A transformação urbana no bairro de São José, berço do Carnaval do Recife, revela a inseparabilidade entre as dimensões materiais do patrimônio – representadas pelo tecido edificado, ruas e espaços públicos – e as práticas imateriais que definem a identidade cultural local. Entre as décadas de 1930 e 1980, a modernização e as intervenções urbanísticas reconfiguraram não apenas o espaço físico do bairro, mas também a dinâmica festiva, impactando a tradição do Carnaval de rua e o funcionamento das redes sociais que o sustentavam. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar, por meio de uma abordagem histórico-morfológica e cultural, como se estabeleceram as relações entre o patrimônio material e imaterial em São José, a partir do estudo do Carnaval e das transformações urbanas do período. Dessa forma, constatou-se que, inicialmente, o intervencionismo modernista – ao remodelar o centro urbano e "rasgar" o tecido de São José – ocasionou o esvaziamento de comunidades tradicionais e a perda da espontaneidade dos festejos. Em seguida, observouse que o Carnaval evoluiu, transitando do modelo dirigido para um espetáculo organizado, em sintonia com os processos de verticalização e reestruturação do espaço urbano. Por fim, os esforços de protecionismo e as políticas de preservação, exemplificados pelo Plano de Preservação dos Sítios Históricos, buscaram resgatar as práticas culturais populares e restabelecer a conexão entre território e festejo, o que ressalta a necessidade de integrar, de forma efetiva, as dimensões tangível e intangível na construção da identidade local. Ainda assim, persiste o desafio de abordar de maneira indissociável a relação entre a materialidade e suas dimensões imateriais, que são intrinsecamente ligadas ao simbolismo das práticas culturais. | pt_BR |
dc.format.extent | 157 p. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.subject | Bairro de São José | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Transformação urbana | pt_BR |
dc.title | Sob o peso da cidade, o ritmo da festa: São José, o Carnaval e as tramas entre a materialidade e a imaterialidade (1930-1980) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5145248120139645 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3326160083213059 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The urban transformation of the São José neighborhood, birthplace of Recife's Carnival, reveals the inseparability between the material dimensions of heritage—represented by its built fabric, streets, and public spaces—and the intangible practices that define local cultural identity. From the 1930s to the 1980s, modernization and urban interventions reconfigured not only the physical layout of the neighborhood but also its festive dynamics, affecting the tradition of street Carnival and the social networks that sustained it. This study aims to analyze, through a historical-morphological and cultural approach, how the relationship between material and immaterial heritage was historically established in São José, through the lens of Carnival and the urban transformations of the period. It was found that, initially, modernist interventionism—by reshaping the urban core and “tearing through” São José’s urban fabric—led to the displacement of traditional communities and the loss of spontaneity in the festivities. Later, Carnival evolved into a more organized spectacle, aligned with the processes of urban verticalization and spatial restructuring. Finally, protectionist efforts and preservation policies—exemplified by the Historic Sites Preservation Plan—sought to recover popular cultural practices and reestablish the connection between territory and festivity. This underscores the need to effectively integrate tangible and intangible dimensions in the construction of local identity. Nonetheless, the challenge persists: to approach the relationship between materiality and its immaterial dimensions as inseparable, given their intrinsic connection to the symbolic nature of cultural practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nicole de Souza Gama.pdf | 6,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons