Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62879
Compartilhe esta página
Título: | A cultura do skate e a Educação Física escolar : uma revisão de literatura |
Autor(es): | SILVA, Carlos Eduardo |
Palavras-chave: | Skate; Educação física; Escola |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | SILVA, Carlos Eduardo. A cultura do skate e a Educação Física escolar: uma revisão de literatura. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho traz como objetivo analisar a situação da produção acadêmica sobre o Skate, especificamente voltada para aulas de Educação Física escolar. O estudo é uma revisão de literatura, sistemática, que utiliza da metodologia qualitativa que analisa os aspectos de compreensão dos conteúdos, dos sentidos e significados do objeto que está sendo analisado. Foram feitas pesquisas em periódicos on-line para compreender melhor o que se tem discutido sobre o assunto, levando em consideração a incorporação da temática junto as diretrizes estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os resultados mostram que ainda há uma lacuna significativa na produção de pesquisas relacionando o skate e suas aplicações nas aulas de Educação Física escolar, mas levanta a importância do papel do professor em buscar formas de ensinar através de diversas metodologias possíveis. Em suma, a inclusão de aulas de skate tem um grande potencial para construção de saberes da cultura corporal de movimento, mas que precisa ainda superar diversas barreiras para serem implementadas, inclusive barreiras sociais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62879 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Carlos Eduardo.pdf | 266,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons