Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62904

Compartilhe esta página

Título: Efeito dos reguladores neurais na proliferação tumoral do adenocarcinoma ductal pancreático
Autor(es): BEZERRA, Ykaro Gabriel Menezes
Palavras-chave: Adenocarcinoma Ductal Pancreático; Células de Schwann; Neuromodulação; Meio Condicionado Tumoral; Sinalização Neuro-Tumoral
Data do documento: 16-Abr-2025
Citação: BEZERRA, Ykaro Gabriel Menezes. Efeito dos reguladores neurais na proliferação tumoral do adenocarcinoma ductal pancreático. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC), responsável por mais de 90% dos tumores pancreáticos, caracteriza-se por intensa invasão perineural, indicando uma interação funcional entre o tumor e o sistema nervoso. Considerando o papel dos neurotransmissores como moduladores do microambiente tumoral, este estudo teve como objetivo investigar os efeitos de estímulos neuromodulatórios sobre a proliferação celular e a comunicação parácrina entre células tumorais pancreáticas e células gliais. As linhagens MIA PaCa-2 e BxPC-3 foram tratadas com muscimol, AP5, eticloprida, picrotoxina e doxorrubicina, e seus meios condicionados (MCs) foram coletados após 24 e 48 horas de incubação. Esses MCs, juntamente com os fármacos isoladamente, foram utilizados no tratamento de células de Schwann (CSs) para avaliação da expressão gênica de BDNF, ARC e PI3K, bem como da atividade proliferativa por marcação de Ki-67. Os resultados demonstraram que o secretoma tumoral, modificado por estímulos neuromoduladores, impacta significativamente a biologia das CSs. Na linhagem MIA PaCa-2, os MCs derivados de muscimol e AP5 induziram aumento da expressão de BDNF e PI3K, enquanto o MC gerado a partir da eticloprida promoveu sua redução. O tratamento direto das CSs com os fármacos resultou em aumento proliferativo em todas as condições testadas, com destaque para a eticloprida. Na linhagem BxPC-3, praticamente todos os MCs gerados promoveram aumento significativo da proliferação glial, indicando que essa linhagem responde de forma mais consistente aos estímulos neuromodulatórios, gerando secretomas com maior potencial pró-proliferativo. Esses achados indicam que a ativação de vias neuromoduladoras em células tumorais reconfigura o perfil secretório tumoral, influenciando diretamente a proliferação e a expressão gênica de células do estroma neural. Dessa forma, o estudo contribui para o entendimento da interface funcional entre o sistema nervoso e o microambiente tumoral no contexto do PDAC.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62904
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ykaro Gabriel Menezes Bezerra.pdf
  Item embargado até 2026-05-05
1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons