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Título : Relações interpessoais aluno-professor: a influência deste vínculo, junto à afetividade no processo de ensino-aprendizagem.
Autor : SILVA, Luan Kauê Florencio da
Palabras clave : Relação; Aluno; Professor; Ensino-Aprendizagem; Afetividade
Fecha de publicación : 11-abr-2025
Citación : SILVA, Luan Kauê Florencio da. Relações interpessoais aluno-professor: a influência deste vínculo, junto à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O ensino-aprendizagem da matemática, factualmente, se destaca como um dos processos mais complexos e desafiadores do âmbito educacional. Diversos fatores presentes nesse contexto têm dificultado a aprendizagem dessa ciência, tornando-a um grande desafio para os discentes, que veem na educação um meio de desenvolvimento. Esse insucesso pedagógico, por consequência, resulta no distanciamento dos alunos em relação à matemática, fazendo com que os conhecimentos inerentes a essa disciplina, amplamente presentes em seus cotidianos, tornem-se inatingíveis e indesejáveis, dificultando, assim, a construção do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, existe um elemento capaz de mitigar as dificuldades relacionadas à aprendizagem matemática e de contribuir para o progresso integral dos estudantes: a relação entre aluno e professor. Esse vínculo, associado à afetividade, assume um papel determinante na concretização do sucesso pedagógico dos envolvidos. Diante do exposto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender como a relação aluno-professor pode atuar frente às dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e, para atender a essa problemática, definimos como objetivo geral analisar de que maneira essa relação pedagógica, aliada à afetividade, influencia os processos desenvolvidos em sala de aula. Utilizando uma metodologia qualiquantitativa, com análise de entrevistas e questionários aplicados a docentes e discentes de uma escola da rede estadual de ensino de Pernambuco, verificamos que esse vínculo, de fato, desempenha um papel central no desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Os resultados indicam que, ao estabelecer um relacionamento adequado, os professores conseguem criar um ambiente pedagógico seguro e favorável à aprendizagem, o que potencializa o desempenho acadêmico dos alunos. Em relação à presença da afetividade, constatamos que, embora uma minoria dos entrevistados não a considere relevante, a maioria acredita que ela contribui para a criação de um ambiente escolar mais empático, acolhedor e propício à motivação. Concluímos, portanto, que a relação estabelecida entre professor e aluno, quando permeada pela afetividade, pode atenuar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o sucesso educacional e o desenvolvimento integral dos indivíduos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62909
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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