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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62972

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Título: A resiliência na experiência do educador: um estudo de caso no centro social dom Luciano Mendes.
Autor(es): MACHADO, Josane Gomes
Palavras-chave: resiliência; centro social; relação de trabalho
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: MACHADO, Josane Gomes. A resiliência na experiência do educador: um estudo de caso no Centro Social Dom Luciano Mendes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A resiliência no contexto educacional é um conceito multidimensional que envolve não apenas a superação de desafios, mas também a construção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral dos indivíduos, preparando-os para os desafios do futuro. O presente trabalho de conclusão de curso examina a resiliência no contexto educacional do Centro Social Dom Luciano Mendes (CSDLM), definindo-a como a capacidade de adaptação e recuperação diante de adversidades. “O Centro Social Dom Luciano Mendes de Almeida, que foi criado pelas Irmãs Filhas do sagrado Coração de Jesus (FSCJ), localizado na Aldeia do Índio, Bairro Jacintinho em Maceió-AL, promove ações que buscam trabalhar integralmente o desenvolvimento pessoal e social, favorecendo a melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças e adolescentes, estudantes da escola pública, e a sua relação familiar e comunitária através de um atendimento com atividades de cunho sociocultural no horário oposto à educação escolar” (Documentos internos, 2024). A pesquisa busca responder como a resiliência é vivenciada por educadores do CSDLM, explorando de que forma suas experiências diárias impactam na sua atuação e desenvolvimento pessoal. Para fundamentar teoricamente e contextualizar a pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura sobre Organizações Não Governamentais (ONGs) no Brasil e a legislação pertinente, além de um estudo sobre a evolução do conceito de resiliência e sua importância no âmbito da docência. Metodologicamente, o estudo se baseou em uma abordagem qualitativa e quantitativa, com a realização de um estudo de caso exploratório e descritivo, utilizando questionários semiestruturados dirigidos a educadores, monitores e à gestora do CSDLM. Para análise, foram criadas categorias: Conhecendo o Centro Social Dom Luciano Mendes; Relações no trabalho e Resiliência dos trabalhadores. Com base nos resultados obtidos, foi possível constatar que a resiliência tem influência no clima organizacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62972
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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