Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62976

Compartilhe esta página

Título: Mapeamento do fluxo de valor para redução de desperdícios: um estudo aplicado no setor de embalagens plásticas flexíveis.
Autor(es): LIMA, Ágatha Isabele da Silva
Palavras-chave: Lean Manufacturing; Value Stream Mapping; Redução de desperdícios; Embalagens plásticas flexíveis
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: LIMA, Ágatha Isabele da Silva. Mapeamento do fluxo de valor para redução de desperdícios: um estudo aplicado no setor de embalagens plásticas flexíveis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A indústria de embalagens plásticas flexíveis enfrenta desafios como altos níveis de desperdício, baixa eficiência operacional e necessidade de maior competitividade. Neste contexto, o presente trabalho investiga a aplicação do Lean Manufacturing como estratégia para melhorar processos produtivos, com ênfase na ferramenta Value Stream Mapping (VSM). O objetivo é analisar como a eliminação de desperdícios e a melhoria do fluxo de valor podem aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar a qualidade. Para isso, foi conduzido um estudo de caso no setor de impressão de uma empresa de embalagens plásticas flexíveis, identificando gargalos produtivos e propondo melhorias com base nos princípios do Lean Manufacturing, como a definição de valor sob a ótica do cliente, a criação de fluxo contínuo e a busca pela melhoria contínua. O VSM foi utilizado para diagnosticar ineficiências e estruturar um estado futuro aperfeiçoado, enquanto ferramentas complementares auxiliaram na implementação e sustentação das mudanças. Os principais resultados obtidos incluem a identificação de fatores críticos que impactavam a eficiência da impressora 203 (foco do estudo), como a qualidade da bobina e a falta de padronização no processo de setup. A aplicação do VSM permitiu uma redução de 199,07 horas, equivalente a 11,5% no tempo de parada da máquina, resultando em maior disponibilidade produtiva e uma melhoria significativa na eficiência do setor. Além disso, a utilização do SMED (Single Minute Exchange of Die), a revisão dos POPs (Procedimento Operacional Padrão) e o reforço na manutenção preventiva contribuíram para o aprimoramento do processo sem a necessidade de grandes investimentos financeiros. A conclusão deste estudo reforça a importância da aplicação do Lean Manufacturing, especialmente o VSM, para identificar desperdícios e melhorar processos de forma eficaz. As melhorias implementadas demonstraram que, mesmo sem grandes investimentos, é possível aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62976
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ágatha Lima Isabele da Silva Lima.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons