Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62980

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Angélica da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Vanessa Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-05-12T11:26:58Z-
dc.date.available2025-05-12T11:26:58Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Vanessa Bezerra da. Diálogos entre as concepções de ensino de ciências e suas contribuições para a formação de estudantes que pensam-produzem ciências: uma análise crítica a partir da base nacional comum curricular. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62980-
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos e científicos mostram-se cada vez mais eminentes em nossa sociedade, mobilizando assim, debates a respeito do ensino de Ciências a partir da BNCC, os quais buscam refletir como este é concebido e proposto pelo documento, a fim de apontar e discutir as contribuições referentes ao fortalecimento da defesa de uma alfabetização científica na educação básica. Nessa direção, a presente pesquisa tem como objetivo compreender, a partir de estudo bibliográfico, em que medida as concepções de ensino de Ciências veiculadas na BNCC potencializam a formação de estudantes que pensam-produzem ciências. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica, definida como um estudo a partir de trabalhos e materiais acadêmicos já existentes (Gil, 2008), selecionado, através das plataformas online Google Acadêmico e Periódico do CAPES, artigos publicados entre os anos 2019 a 2025 relacionados à temática estudada. Para a análise de dados, trazemos as contribuições de Orlandi (2010) a partir da Análise do Discurso, que nos possibilita entender os sentidos presentes na base curricular em torno dos sentidos e concepções de ensino de Ciências nos anos iniciais. A análise foi dialogada com as contribuições de Niz et al. (2020), Santos (2023), Araújo e Justina (2022), Mendes e Coelho (2024), entre outros. Por fim, evidenciou-se que a BNCC traz consigo contribuições teóricas que abrem portas para possibilidades referentes a uma formação voltada para a alfabetização e letramento científico, no entanto, identificamos lacunas nas orientações didático-metodológicas no que se refere ao fazer ciências para alcançar os objetivos traçados pelo documento através das habilidades e competências, bem como algumas incoerências discursivas em seu texto, mobilizando algumas reflexões referentes ao documento curricular estudado.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.titleDiálogos entre as concepções de ensino de ciências e suas contribuições para a formação de estudantes que pensam-produzem ciências: uma análise crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5820717691252380pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9860576086717875pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC. Maria Vanessa Bezerra da Silva(2).pdf586,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons