Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62980
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Angélica da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Vanessa Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T11:26:58Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12T11:26:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Vanessa Bezerra da. Diálogos entre as concepções de ensino de ciências e suas contribuições para a formação de estudantes que pensam-produzem ciências: uma análise crítica a partir da base nacional comum curricular. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62980 | - |
dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos e científicos mostram-se cada vez mais eminentes em nossa sociedade, mobilizando assim, debates a respeito do ensino de Ciências a partir da BNCC, os quais buscam refletir como este é concebido e proposto pelo documento, a fim de apontar e discutir as contribuições referentes ao fortalecimento da defesa de uma alfabetização científica na educação básica. Nessa direção, a presente pesquisa tem como objetivo compreender, a partir de estudo bibliográfico, em que medida as concepções de ensino de Ciências veiculadas na BNCC potencializam a formação de estudantes que pensam-produzem ciências. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica, definida como um estudo a partir de trabalhos e materiais acadêmicos já existentes (Gil, 2008), selecionado, através das plataformas online Google Acadêmico e Periódico do CAPES, artigos publicados entre os anos 2019 a 2025 relacionados à temática estudada. Para a análise de dados, trazemos as contribuições de Orlandi (2010) a partir da Análise do Discurso, que nos possibilita entender os sentidos presentes na base curricular em torno dos sentidos e concepções de ensino de Ciências nos anos iniciais. A análise foi dialogada com as contribuições de Niz et al. (2020), Santos (2023), Araújo e Justina (2022), Mendes e Coelho (2024), entre outros. Por fim, evidenciou-se que a BNCC traz consigo contribuições teóricas que abrem portas para possibilidades referentes a uma formação voltada para a alfabetização e letramento científico, no entanto, identificamos lacunas nas orientações didático-metodológicas no que se refere ao fazer ciências para alcançar os objetivos traçados pelo documento através das habilidades e competências, bem como algumas incoerências discursivas em seu texto, mobilizando algumas reflexões referentes ao documento curricular estudado. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre as concepções de ensino de ciências e suas contribuições para a formação de estudantes que pensam-produzem ciências: uma análise crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5820717691252380 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9860576086717875 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. Maria Vanessa Bezerra da Silva(2).pdf | 586,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons