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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62980

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Title: Diálogos entre as concepções de ensino de ciências e suas contribuições para a formação de estudantes que pensam-produzem ciências: uma análise crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular.
Authors: SILVA, Maria Vanessa Bezerra da
Keywords: Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Alfabetização Científica
Issue Date: 11-Apr-2025
Citation: SILVA, Maria Vanessa Bezerra da. Diálogos entre as concepções de ensino de ciências e suas contribuições para a formação de estudantes que pensam-produzem ciências: uma análise crítica a partir da base nacional comum curricular. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Os avanços tecnológicos e científicos mostram-se cada vez mais eminentes em nossa sociedade, mobilizando assim, debates a respeito do ensino de Ciências a partir da BNCC, os quais buscam refletir como este é concebido e proposto pelo documento, a fim de apontar e discutir as contribuições referentes ao fortalecimento da defesa de uma alfabetização científica na educação básica. Nessa direção, a presente pesquisa tem como objetivo compreender, a partir de estudo bibliográfico, em que medida as concepções de ensino de Ciências veiculadas na BNCC potencializam a formação de estudantes que pensam-produzem ciências. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica, definida como um estudo a partir de trabalhos e materiais acadêmicos já existentes (Gil, 2008), selecionado, através das plataformas online Google Acadêmico e Periódico do CAPES, artigos publicados entre os anos 2019 a 2025 relacionados à temática estudada. Para a análise de dados, trazemos as contribuições de Orlandi (2010) a partir da Análise do Discurso, que nos possibilita entender os sentidos presentes na base curricular em torno dos sentidos e concepções de ensino de Ciências nos anos iniciais. A análise foi dialogada com as contribuições de Niz et al. (2020), Santos (2023), Araújo e Justina (2022), Mendes e Coelho (2024), entre outros. Por fim, evidenciou-se que a BNCC traz consigo contribuições teóricas que abrem portas para possibilidades referentes a uma formação voltada para a alfabetização e letramento científico, no entanto, identificamos lacunas nas orientações didático-metodológicas no que se refere ao fazer ciências para alcançar os objetivos traçados pelo documento através das habilidades e competências, bem como algumas incoerências discursivas em seu texto, mobilizando algumas reflexões referentes ao documento curricular estudado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62980
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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