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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63022

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Cristina Pereira-
dc.contributor.authorTENORIO, Ewerton Felipe Soares-
dc.date.accessioned2025-05-12T14:28:36Z-
dc.date.available2025-05-12T14:28:36Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-04-09-
dc.identifier.citationTENORIO, Ewerton Felipe Soares. Tomada de decisão baseada em dados: priorização estratégica de capacitações à luz da governança pública. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63022-
dc.description.abstractEste estudo propõe a aplicação do método PROMETHEE II, uma técnica de análise multicritério, para a priorização estratégica de capacitações no setor público. O objetivo é melhorar o desenvolvimento do capital humano e garantir o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento estratégico governamental. O setor público enfrenta desafios como a alocação eficiente de recursos, a garantia de direitos e a crescente demanda por serviços públicos de qualidade, agravados por restrições orçamentárias. Por meio da capacitação, busca-se desenvolver as competências necessárias para que os servidores alcancem as metas organizacionais e aprimorem a qualidade dos serviços prestados. O modelo proposto utiliza o método de tomada de decisão multicritério (MCDM) como ferramenta para avaliar e priorizar capacitações, com base em critérios usuais, como alinhamento às propostas governamentais, custo das capacitações, engajamento dos participantes e feedback das iniciativas de treinamento.Para as análises gráficas de desempenho, utilizou-se a ferramenta visual PROMETHEE, além de uma análise de sensibilidade para verificar a robustez das recomendações. O resultado obtido foi a ordenação de 21 cursos, sendo que, após a análise de sensibilidade, 6 cursos se destacaram como os mais relevantes para a recomendação estratégica. A pesquisa apresenta relevância além do contexto local, oferecendo um modelo replicável para outros municípios e instituições que busquem melhorar a eficiência e a transparência de sua governança. Ademais, o estudo contribui para a literatura acadêmica ao integrar métodos de pesquisa operacional à administração pública, reforçando a importância de uma governança inovadora, pautada em dados, e centrada nas reais necessidades da sociedade.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectPROMETHEE IIpt_BR
dc.subjectCapacitação no setor públicopt_BR
dc.subjectAdministração pública municipalpt_BR
dc.subjectPriorização estratégica.pt_BR
dc.titleTomada de decisão baseada em dados: priorização estratégica de capacitações à luz da governança pública.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7517825292212054pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0118943003053223pt_BR
dc.description.abstractxThis study proposes the application of the PROMETHEE II method, a multi-criteria analysis technique, for the strategic prioritization of training in the public sector. The goal is to improve the development of human capital and ensure the fulfillment of goals established in governmental strategic planning. The public sector faces challenges such as the efficient allocation of resources, the guarantee of rights, and the growing demand for quality public services, all exacerbated by budget constraints. Through training, the aim is to develop the necessary skills for public servants to achieve organizational goals and enhance the quality of services provided. The proposed model uses the multi-criteria decision-making (MCDM) method as a tool to evaluate and prioritize training programs, based on usual criteria such as alignment with government proposals, training costs, participant engagement, and feedback from training initiatives. For performance graphical analyses, the visual PROMETHEE tool was used, along with a sensitivity analysis to check the robustness of the recommendations. The result obtained was the ranking of 21 courses, with 6 courses standing out in the sensitivity analysis as the most relevant for strategic recommendation. The research holds relevance beyond the local context, offering a replicable model for other municipalities and institutions seeking to improve the efficiency and transparency of their governance. Furthermore, the study contributes to the academic literature by integrating operational research methods into public administration, reinforcing the importance of innovative governance, based on data, and centered on the real needs of society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-1566-7631pt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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