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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Ana Márcia Batista Almeida-
dc.contributor.authorSILVA, Bertha Maria do Amaral e-
dc.date.accessioned2025-05-12T16:48:35Z-
dc.date.available2025-05-12T16:48:35Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Bertha Maria do Amaral e. Os fabricos e a comercialização das confecções durante a pandemia do COVID 19: Um estudo sob o olhar da gestão ordinária. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63037-
dc.description.abstractA pandemia COVID-19 ocasionou o isolamento social, e consequentemente, o fechamento de todos os comércios e feiras, com isso os proprietários/as/as de fabricos tiveram que se adaptar e adotar novas estratégias para a comercialização de seus produtos. Dito isso, essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as principais práticas utilizadas pelos fabricos em Santa Cruz do Capibaribe para manter a continuidade da comercialização de roupas durante o período da Pandemia COVID-19, à luz do conceito de gestão ordinária. Como objetivos específicos a pesquisa buscou recuperar historicamente a inserção dos proprietários/as dos fabricos na atividade de confecção de roupas; traçar o perfil dos proprietários/as desses fabricos; caracterizar a gestão dos fabricos, com ênfase na comercialização antes do período da pandemia; e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos fabricos durante a pandemia em relação à comercialização, além de caracterizar as práticas de enfrentamento adotadas. O lócus de pesquisa foi a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, que foi pioneira na produção de confecções no agreste pernambucano, e tem uma importância tanto econômica quanto social na região. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com proprietários/as de fabricos, realizadas em março de 2025. A análise ocorreu em duas fases, análise de conteúdo e de imagens. Como resultados, essa pesquisa apresentou o perfil dos proprietários/as e sua inserção no mercado de trabalho, onde viu-se que a sua maioria teve influência familiar. Logo depois, discutiu-se sobre a gestão informal praticada pelos proprietários/as antes da Pandemia e como era a comercialização de seus produtos, que em sua maioria eram comercializados nas feiras da região e nos centros comerciais, como no Moda Center, e na seção seguinte, se apresenta as estratégias adotadas pelos proprietários/as diante a Pandemia Covid – 19, sendo uma das principais a utilização das redes sociais para a divulgação e venda online.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão Ordináriapt_BR
dc.subjectFabricospt_BR
dc.subjectPolo de Confecçõespt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleOs fabricos e a comercialização das confecções durante a pandemia do COVID 19: Um estudo sob o olhar da gestão ordinária.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4216040729121683pt_BR
dc.description.abstractxThe COVID-19 pandemic led to social isolation and, consequently, the closure of all businesses and fairs. As a result, the owners of fabricos had to adapt and adopt new strategies to market their products. In this context, the general objective of this research was to describe the main practices used by fabricos in Santa Cruz do Capibaribe to maintain the continuity of clothing sales during the COVID-19 pandemic, in light of the concept of ordinary management. The specific objectives of the research were to: historically trace the involvement of fabrico owners in the clothing manufacturing industry; outline the profile of these owners; characterize the management of fabricos, with an emphasis on commercialization before the pandemic; identify the main challenges faced by fabricos during the pandemic in relation to marketing; and characterize the coping practices adopted. The research locus was the city of Santa Cruz do Capibaribe, a pioneer in garment production in the Agreste region of Pernambuco, with significant economic and social importance in the area. This is a qualitative study, based on semi-structured interviews conducted with fabrico owners in March 2025. The analysis occurred in two phases: content analysis and image analysis. As results, the research presented the profile of the owners and their entry into the labor market, revealing that most had family influence. It then discussed the informal management practices used before the pandemic and how their products were commercialized—mostly through regional fairs and commercial centers such as the Moda Center. The following section presents the strategies adopted by the owners in response to the COVID-19 pandemic, with one of the main ones being the use of social media for online promotion and sales.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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