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Título : Os fabricos e a comercialização das confecções durante a pandemia do COVID 19: Um estudo sob o olhar da gestão ordinária.
Autor : SILVA, Bertha Maria do Amaral e
Palabras clave : Gestão Ordinária; Fabricos; Polo de Confecções; COVID-19
Fecha de publicación : 16-abr-2025
Citación : SILVA, Bertha Maria do Amaral e. Os fabricos e a comercialização das confecções durante a pandemia do COVID 19: Um estudo sob o olhar da gestão ordinária. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : A pandemia COVID-19 ocasionou o isolamento social, e consequentemente, o fechamento de todos os comércios e feiras, com isso os proprietários/as/as de fabricos tiveram que se adaptar e adotar novas estratégias para a comercialização de seus produtos. Dito isso, essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as principais práticas utilizadas pelos fabricos em Santa Cruz do Capibaribe para manter a continuidade da comercialização de roupas durante o período da Pandemia COVID-19, à luz do conceito de gestão ordinária. Como objetivos específicos a pesquisa buscou recuperar historicamente a inserção dos proprietários/as dos fabricos na atividade de confecção de roupas; traçar o perfil dos proprietários/as desses fabricos; caracterizar a gestão dos fabricos, com ênfase na comercialização antes do período da pandemia; e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos fabricos durante a pandemia em relação à comercialização, além de caracterizar as práticas de enfrentamento adotadas. O lócus de pesquisa foi a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, que foi pioneira na produção de confecções no agreste pernambucano, e tem uma importância tanto econômica quanto social na região. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com proprietários/as de fabricos, realizadas em março de 2025. A análise ocorreu em duas fases, análise de conteúdo e de imagens. Como resultados, essa pesquisa apresentou o perfil dos proprietários/as e sua inserção no mercado de trabalho, onde viu-se que a sua maioria teve influência familiar. Logo depois, discutiu-se sobre a gestão informal praticada pelos proprietários/as antes da Pandemia e como era a comercialização de seus produtos, que em sua maioria eram comercializados nas feiras da região e nos centros comerciais, como no Moda Center, e na seção seguinte, se apresenta as estratégias adotadas pelos proprietários/as diante a Pandemia Covid – 19, sendo uma das principais a utilização das redes sociais para a divulgação e venda online.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63037
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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