Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63063

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorFERREIRA, Kaiomarcos Luciano Santos-
dc.date.accessioned2025-05-13T12:35:23Z-
dc.date.available2025-05-13T12:35:23Z-
dc.date.issued2025-01-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Kaiomarcos Luciano Santos. Abordagem de situações-problema com dados reais para promover o letramento probabilístico de licenciandos em matemática. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63063-
dc.description.abstractO Letramento Probabilístico é definido como o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, comunicação, interpretação e tomada de decisão, fundamentadas na compreensão de conceitos probabilísticos, a fim de lidar com situações reais de forma crítica e reflexiva. Assim, para que uma pessoa se envolva em processo de Letramento Probabilístico se faz necessário que tenha habilidades críticas de compreensão e interpretação de informações probabilísticas. Há importantes desafios para que professores possam contribuir para o Letramento Probabilístico de seus estudantes da Educação Básica, entre os quais se destaca a ausência de uma discussão específica sobre o ensino e a aprendizagem em Probabilidade na formação inicial de professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar possíveis contribuições da abordagem de situações-problema com dados reais em diferentes áreas-chave do Letramento Probabilístico na formação de licenciandos em Matemática. Os objetivos específicos foram: identificar as compreensões prévias dos licenciandos em Matemática sobre Probabilidade; analisar as crenças e atitudes de licenciandos em Matemática na interpretação de informações probabilísticas apresentadas nas situações-problema; e verificar o entendimento crítico de conceitos probabilísticos a partir de situações-problema com dados reais. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado com sete licenciandos de Matemática de uma instituição pública federal de ensino, localizada no Sertão de Pernambuco. A produção de dados foi realizada por meio de três Encontros Cooperativos, realizados pelo Google Meet e gravados digitalmente por um aparelho celular. Nos encontros, o pesquisador apresentou diferentes questionamentos e cinco situações-problema com dados reais que serviram de discussões sobre a dimensão não determinística da Probabilidade, as diferentes representações probabilísticas, e os conceitos, tais como aleatoriedade, variação e independência de eventos probabilísticos. Os dados foram analisados no software MaxQDA, utilizando a metodologia dos Ciclos de Codificação de Saldaña, por meio de três tipos de codificação: inicial, valores e avaliação. Os resultados indicaram que os licenciandos demonstravam maior familiaridade com a representação quantitativa da Probabilidade, mas enfrentavam dificuldades em associá-la à representação qualitativa e em relacioná-la às situações do cotidiano. Esse olhar para as representações quantitativas se mostrou limitado a exemplos envolvendo frações e porcentagens, que estavam alinhados ao significado clássico de Probabilidade. Além disso, os licenciandos afirmavam que essas representações eram consideradas mais aceitáveis no estudo de Probabilidade, pois matematicamente determinavam o acontecimento dos eventos, o que revelou lacunas no entendimento da Probabilidade, ao considerá-la determinística. Outro dado identificado na pesquisa foi a influência das crenças e atitudes pessoais na interpretação conceitual da Probabilidade. Em algumas situações-problema, foram observadas que essas crenças distorciam o entendimento crítico dos conceitos probabilísticos. Entretanto, por meio das discussões realizadas, identificou-se que os licenciandos começaram a desconstruir essas crenças, recorrendo às habilidades do Letramento Probabilístico para interpretar corretamente as informações probabilísticas. Como resultado, observou-se que os Encontros Cooperativos e as situações-problema apresentam um potencial significativo para a formação dos licenciandos ao favorecer reflexões sobre a dimensão não determinística da Probabilidade, a interpretar os conceitos das Grandes Ideias do Letramento Probabilístico em diferentes áreas-chave, a revisão de suas crenças relacionadas à compreensão conceitual e o reconhecimento da relevância de um ensino crítico de Probabilidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento probabilísticopt_BR
dc.subjectCrenças e atitudespt_BR
dc.subjectSituações-problema com dados reaispt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleAbordagem de situações-problema com dados reais para promover o letramento probabilístico de licenciandos em matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coEUGENIO, Robson da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2439365932195531pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxProbabilistic Literacy is defined as the development of skills in reading, writing, communication, interpretation, and decision-making, grounded in the understanding of probabilistic concepts, in order to address real-life situations critically and reflectively. Therefore, for an individual to engage in the process of Probabilistic Literacy, it is necessary to have critical skills in understanding and interpreting probabilistic information. There are significant challenges for teachers to contribute to the Probabilistic Literacy of their Basic Education students, among which the lack of specific discussion on the teaching and learning of Probability in the initial teacher training stands out. This research aimed to analyze the possible contributions of the approach using real-data problem situations in different key areas of Probabilistic Literacy in the education of Mathematics undergraduates. The specific objectives were: to identify the prior understandings of Mathematics undergraduates about probability; to analyze the beliefs and attitudes of Mathematics undergraduates in interpreting probabilistic information presented in problem situations; and to verify the critical understanding of probabilistic concepts based on real-data problem situations. The qualitative study was conducted with seven Mathematics undergraduates from a public federal institution in the Sertão region of Pernambuco. Data production was carried out through three Cooperative Meetings, held via Google Meet and digitally recorded on a mobile device. During the meetings, the researcher presented various questions and five real-data problem situations that served as discussions on the nondeterministic dimension of Probability, different probabilistic representations, and concepts such as randomness, variation, and event independence. The data were analyzed using MaxQDA software, employing Saldaña's Cycles of Coding methodology through three types of coding: initial, values, and evaluation. The results indicated that the undergraduates were more familiar with the quantitative representation of Probability but faced difficulties in associating it with qualitative representation and relating it to everyday situations. This focus on quantitative representations was limited to examples involving fractions and percentages, which were aligned with the classical meaning of Probability. Moreover, the undergraduates stated that these representations were considered more acceptable in studying Probability, as they mathematically determined the occurrence of events, which revealed gaps in understanding Probability by considering it deterministic. Another finding of the research was the influence of personal beliefs and attitudes on the conceptual interpretation of Probability. In some problem situations, it was observed that these beliefs distorted the critical understanding of probabilistic concepts. However, through the discussions, it was found that the undergraduates began to deconstruct these beliefs, using Probabilistic Literacy skills to interpret probabilistic information correctly. As a result, it was observed that the Cooperative Meetings and problem situations have significant potential for the training of undergraduates, as they promote reflections on the non-deterministic dimension of Probability, the interpretation of the concepts of the Big Ideas of Probabilistic Literacy in different key areas, the revision of their beliefs related to conceptual understanding, and the recognition of the relevance of a critical teaching of Probability.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9543555510047463pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Kaiomarcos Luciano Santos Ferreira.pdf2,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons