Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63065

Compartilhe esta página

Título: Controladoria: o que a universidade ensina e o que a Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024 orienta
Autor(es): LUCENA, Gabrielle Gomes
Palavras-chave: Controladoria; Projeto Pedagógico do Curso (PPC); Diretrizes do curso; Plano de ensino; Ciências Contábeis; Análise documental
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: LUCENA, Gabrielle Gomes. Controladoria: o que a universidade ensina e o que a resolução CNE/CES nº1, de 27 de março de 2024 orienta. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Ciências Contábeis, complementada pela avaliação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do plano de ensino da disciplina de Controladoria. A pesquisa busca compreender a evolução e a estrutura da formação contábil, identificando possíveis lacunas entre os documentos normativos e sua aplicação pedagógica. A proposta é desenvolver uma análise crítica sobre a coerência entre as Diretrizes Curriculares e o PPC, assim como entre o PPC e o plano de ensino da disciplina. O estudo será conduzido por meio de um levantamento documental minucioso, seguido de uma análise criteriosa das informações obtidas, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento contínuo do curso, da sua estrutura pedagógica e de sua aplicabilidade no contexto profissional. Busca-se, assim, garantir que os futuros profissionais estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios e as exigências do mercado contábil e econômico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63065
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GABRIELLE GOMES LUCENA.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons